O Metalúrgico #342

29 de janeiro de 2015

Índice:

-O sucatão pronto pra provocar uma tragédia;
-PARTICIPE DA MOBILIZAÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL;
-A choradeira vai começar;
-Saipem: equiparação salarial elevará salários;
-O3 Meio Ambiente: ataques aos direitos dos trabalhadores continuam;
-Trabalhadores da Equipar aprovam proposta de PLR;
-CMI: ou respeita os direitos ou é paralisação das atividades;
-Usipeças terá que pagar multa por atraso nos salários;
-Trabalhadores da EMAC tem assembleia dia 05;
-JLA Saidel: dia 05 começa inscrição para Cipa;
-Dia 24 tem eleição para a CIPA na MCP;



O sucatão pronto pra provocar uma tragédia

Caos na usina mostra que a preocupação da Usiminas não é com a vida dos trabalhadores, mas com os lucros

Não foi só a chuva. No último dia 23 de janeiro (sexta-feira) ocorreu um vazamento de dióxido de enxofre numa empresa de fertilizantes do polo industrial de Cubatão. O acidente levou pelo menos 90 pessoas para os hospitais das cidades da região e as vitimas apresentaram sintomas como irritação nos olhos, garganta, vômito e dores pelo corpo.

Caos total dentro da usina
Devido à gravidade da situação, várias empresas dispensaram milhares de trabalhadores, mas na Usiminas o que se viu foi o caos espalhado por toda a usina e, mais uma vez, a demonstração da direção da empresa de que não está nem aí para a vida dos trabalhadores. A ordem foi dispensar os trabalhadores no Administrativo 1 e 2, com exceção dos trabalhadores no turno, demonstrando que sua preocupação é com a produção e seus lucros.

Enquanto a chefia ia embora, os trabalhadores não tinham nenhuma informação sobre a gravidade da situação e muito menos sobre qual ônibus levaria para o itinerário de casa.

A Usiminas, além de demonstrar total despreparo para enfrentar uma situação de emergência, mostrou que sua urgência é proteger o lucro. Os riscos numa área como a siderúrgica são constantes e na Usiminas não há nenhum planejamento de evacuação caso seja necessário. O que vimos na sexta-feira, é que nem para informar os trabalhadores a direção da usina foi capaz, pois tentaram até o último momento manter a produção.

E o caos dentro da usina continua
No Alto Forno 2 ocorreu incêndio numa das plataformas o que mostra a falta de investimento em manutenção em equipamentos o que coloca em risco a vida dos trabalhadores.

E no Alto Forno 1 a situação também é das piores: o bandejamento elétrico está quase desabando sobre a cabeça dos trabalhadores, com linhas de transmissão de alta voltagem.

Na Máquina de lingotamento contínuo nº 4 (MLC 4), os trabalhadores têm que operar sem o exaustor nos dois veios, num calor insuportável e desumano para o trabalhador.



PARTICIPE DA MOBILIZAÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL

No próximo dia 07, a partir da 9h, no Sindicato, em Santos, vamos realizar o Seminário da Campanha Salarial, um momento para conversamos sobre os problemas que enfrentamos dentro da usina, preparar nossa mobilização para ir à luta pela reposição das perdas acumuladas e por aumento salarial.

Participe do seminário, das assembleias, do conjunto da mobilização, pois nada cai do céu, é preciso ir à luta para garantir aumento salarial, manutenção e ampliação dos direitos e para enfrentar as péssimas condições de trabalho.



A choradeira vai começar

Blá, blá, blá. Esta expressão será muito usada pelos patrões nos meses que antecedem a data-base (1º de abril), dos trabalhadores em empresas metalúrgicas. Todo ano é assim: na Campanha Salarial, a choradeira é total. Por isso, é necessário que todos estejam preparados e organizados, participando das chamadas e das mobilizações do Sindicato.



Saipem: equiparação salarial elevará salários

Pesquisa realizada pelo Dieese de equiparação salarial na Saipem elevará salários de centenas de trabalhadores. Isso é fruto da luta desses companheiros que no ano passado, não concordando com a proposta patronal para aplicação de política salarial, paralisaram as atividades obrigando a empresa a contratar serviço de pesquisa de mercado que será implementada em breve.



O3 Meio Ambiente: ataques aos direitos dos trabalhadores continuam

Tem patrão que não tem jeito mesmo. E na O3 Meio Ambiente, não é diferente. O dito cujo, muito conhecido por não respeitar os direitos dos trabalhadores, agora demite e não paga as verbas rescisórias. Nem homologação é feita. Tem gente percebendo que o FGTS não vem sendo depositado.

Os trabalhadores devem verificar se o FGTS está sendo depositado. Será que ele está recolhendo o INSS?



Trabalhadores da Equipar aprovam proposta de PLR

O Sindicato se reuniu com a empresa para discutir o valor do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados, a PLR/2015. A empresa apresentou proposta de R$ 1.200,00 que foi aprovada em assembleia pelos trabalhadores.



CMI: ou respeita os direitos ou é paralisação das atividades

A CMI desrespeita direitos básicos dos trabalhadores, contrata através das agências temporárias para aumentar o desrespeito aos direitos.

São muitas as denúncias, as irregularidades são enormes e já avisamos para os representantes da empresa: ou regularizam a situação, ou então a partir do dia 30 vamos paralisar as atividades.

A greve é um direito legítimo dos trabalhadores para garantir seus direitos e suas reivindicações.



Usipeças terá que pagar multa por atraso nos salários

A empresa foi informada que terá que pagar multa por atraso nos salários. Além disso, os dias concedidos no final de 2014, não poderão ser descontados ou compensados. A empresa não respeita o que determina a Convenção Coletiva.



Trabalhadores da EMAC tem assembleia dia 05

O Sindicato realiza na quinta-feira, dia 05, assembleia com trabalhadores da EMAC, para apreciação da tabela de compensação de horas para o ano de 2015. A assembleia tem início às 18h e será realizada na sede do Sindicato, em Cubatão (R. Cidade de Pinhal, 91).

Local: Sede do sindicato (R. Cidade de Pinhal, 91) - Cubatão/SP - Brasil
Data: 05/02/15
Horário: 18h



JLA Saidel: dia 05 começa inscrição para Cipa

Tem início no dia 05/02 as inscrições para a eleição da CIPA na JLA SAIDEL/USIMON. Os interessados devem se dirigir ao RH da Móbile para fazer a inscrição que se encerra no dia 19/02. A eleição acontece no dia 25/02, das 8h30 às 16h, no canteiro de obras da Móbile.


Data: 05 à 19/02/15



Dia 24 tem eleição para a CIPA na MCP

No próximo dia 09/02 tem início as inscrições para a eleição da CIPA na MCP. Os interessados devem se dirigir a sala do Departamento Pessoal para fazer a inscrição que se encerra no dia 18/02. A eleição acontece no dia 24/02, das 8h30 às 10h30, na empresa.


Data: 09 à 18/02/15

+ boletins