O Metalúrgico #351

27 de março de 2015

Índice:

-Alerta geral aos trabalhadores!;
-28 de abril: Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho;
-Sindicato está de olho em caso de descumprimento de acordo;
-Harsco: trabalhadores em assembleia rejeitam proposta;
-Aposentados têm reunião dia 1º de abril no Sindicato;
-No ar, mais um prova de incompetência e irresponsabilidade na usina;
-Zé Protesto;
-Sem comentários.;



Alerta geral aos trabalhadores!

SUCATÃO - Para ilustrar a gravidade do que falamos, veja a situação da tubulação de vapor na usina SUCATÃO - Para ilustrar a gravidade do que falamos, veja a situação da tubulação de vapor na usina
FUEIRO 525 - Escada e guarda corpo. Onde? FUEIRO 525 - Escada e guarda corpo. Onde?

A Usiminas, à partir da usina de Cubatão, tem tentado convencer os trabalhadores de que a empresa enfrenta dificuldades, a julgar pelas migalhas pagas à título de PLR referente a 2014 e a lavagem cerebral iniciada de que os trabalhadores não devem esperar muito da empresa este ano.

Vamos aos fatos. A empresa em seus balanços não deixa dúvidas dos resultados positivos alcançados em 2014 e, claro, nós podemos enxergar as vendas de produtos em Cubatão que só têm aumentado. E mais: se a empresa realmente enfrentasse dificuldades, não cometeria a irresponsabilidade de chegar aos tribunais na briga pelo poder. A situação é tão ridícula que chegou até a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Enquanto isso, nós trabalhadores estamos pagando a conta. E pior, para justificar a falta de seriedade com que trata os assuntos, a direção da empresa tenta desqualificar as denúncias encaminhadas pelo Sindicato, diante do sucatão em que se transformou a usina.

Claro que as denúncias incomodam pois, além de chamar a atenção de instituições responsáveis por zelar pela saúde e segurança dos trabalhadores, chama a atenção também de acionistas que não ocupam cargos administrativos. Se realmente tem alguém mal nessa história, somos nós.

Por isso, a Campanha Salarial é o momento em que precisamos refletir, nos organizar e exigir que as reivindicações encaminhadas à empresa no último dia 10, sejam atendidas.

E no Ferroviário...
No Ferroviário os flagrantes de descaso são constantes. Veja a situação do equipamento de transporte de carga que os operadores devem acessar.



28 de abril: Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho

Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), instituiu em 2003 a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.

Nosso Sindicato, em conjunto com outras entidades sindicais da região, Fundacentro e instituições como Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Vigilância Sanitária, entre outras, está organizando várias atividades para esta data.

Inicialmente conversaremos com trabalhadores em portarias de fábricas. A seguir, acontece no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, em Santos (Av. Ana Costa, 55), exposição e debate com profissionais da área de saúde e segurança do trabalho com apresentação de estudos sobre as matérias e esclarecimentos de dúvidas dos presentes. O debate será encerrado com a orientação de profissionais da área jurídica em relação à Previdência Social, entre eles, o advogado especializado em Direito Previdenciário, Dr. Sergio Pardal.


Data: 28/04/15



Sindicato está de olho em caso de descumprimento de acordo

A Usiminas tem constantemente descumprido o Acordo Coletivo que ela mesma assinou e se encontra em vigor. Primeiro não pagando as chamadas de emergências, asseguradas no Acordo. Além disso, obriga os trabalhadores a compensarem pequenos atrasos quando no acordo, em sua cláusula 20ª, é garantido atraso de até 15 minutos diários e 60 minutos por mês.

Alertamos que não aceitaremos qualquer desconto sobre eventuais atrasos ocorridos no último dia 18. Caso a usina insista, impetraremos ação de cumprimento.



Harsco: trabalhadores em assembleia rejeitam proposta

Os trabalhadores da Harsco, em assembleia realizada na última terça-feira, 24, rejeitaram a proposta da empresa de alteração da jornada de turno e decidiram manter a tabela atual até o dia 31 de dezembro de 2015. Eles entendem que a jornada possa ser alterada diante da decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em relação ao processo da Semana Espanhola (Usiminas).



Aposentados têm reunião dia 1º de abril no Sindicato

Depois de 03 anos de muito sofrimento e incertezas, inclusive com algumas desistências, enfim uma decisão. A Juíza da 9ª Vara Cível, Dra. Natália Garcia Penteado Soares Monti, decidiu acatar nosso pedido, reforçado pelo Ministério Público, que revoga decisões anteriores e determina a aplicação do reajuste das mensalidades do Cosaúde na mesma proporção dos trabalhadores ativos. Determinou ainda a devolução dos valores cobrados à mais nas mensalidades futuras.

Para discutir e esclarecer melhor a questão, estamos convocando os companheiros aposentados e demais interessados para participarem de reunião no próximo dia 1º de abril (quarta-feira), às 15h, no Sindicato, em Santos (Av. Ana Costa, 55).

Local: Subsede (Av. Ana Costa, 55) - Vila Mathias - Santos/SP - Brasil
Data: 01/04/15
Horário: 15h



No ar, mais um prova de incompetência e irresponsabilidade na usina

Os abusos na Usiminas chegam ao absurdo de um dos gerentes achar que está no Big Brother Brasil, tentando transformar a área do Laminador de Encruamento num “reality show”, com a instalação de câmeras. E pasmem, palavras do próprio: “o objetivo é flagrar os trabalhadores que cometem pequenos deslizes para puni-los e até demití-los por justa causa.”

Esse gerente é doente, irresponsável ou mesmo incompetente.

As providências tomadas serão a altura desse absurdo praticado pelo sujeito.



Zé Protesto

“Zé, o gerente geral da aciaria, o cara do “antes e depois”, pensa que é o poderoso chefão, mas todo mundo sabe que quem manda e desmanda na aciaria é um argentino e um venezuelano.”



Sem comentários.

+ boletins