O Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista foi fundado no dia 23 julho de 1933 num período de grande expansão industrial. A categoria metalúrgica ainda não era expressiva em termos numéricos e se constituía de pequenas oficinas de elevadores, de veículos e de algumas pequenas fundições.
Em 1958, o Sindicato desenvolve campanha para que os operários das obras da Cosipa sejam efetivados como siderúrgicos e consegue garantir essa reivindicação.
As lutas dos trabalhadores tornam-se mais organizadas com a realização de assembleias massivas que resultou em greves históricas.
Em 2005 os companheiros que eram minoria na direção do Sindicato se organizam com vários companheiros na base e aposentados e formam a chapa de Oposição, com o objetivo de retomar o Sindicato para os trabalhadores.
A partir de 2006 com a vitória da chapa de Oposição, o Sindicato volta a ser um instrumento independente em relação aos patrões e governos, autônomo em relação aos partidos e na luta consegue retomar direitos.
Desde 2006 o Sindicato é parte ativa da construção e ampliação da Intersindical Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora, uma organização que está presente em mais de 14 estados do país e reúne sindicatos, oposições e coletivos que tem como compromisso a independência em relação aos patrões e governos, autonomia em relação aos partidos, combate a pratica daqueles que no movimento sindical se submetem aos interesses dos patrões e seus governos e a partir da organização pela base a luta contra o Capital e seu Estado.
O Sindicato representa trabalhadores no pólo industrial de Cubatão, RPBC, área portuária, terminais portuários e metalúrgicas em geral na Baixada Santista.
O Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista tem como base territorial a Região Metropolitana da Baixada Santista composta pelos municípios de Cubatão, Santos, Bertioga, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe. Também está em seu limite a cidade de São Sebastião.
Ele representa os trabalhadores nas empresas siderúrgicas, metalúrgicas, mecânicas, de material elétrico e eletrônico, indústrias de proteção, tratamento térmico e transformação de superfícies, de aparelhos elétricos, eletrônicos e similares, de manutenção elétrica, mecânica e calderaria, funilaria, pintura, mecânica de autos, serralherias e bicicletarias.
Ele abrange também os trabalhadores nas empresas de artefatos de metais não ferrosos, artefatos de ferro, metais e ferramentas em geral, de artigos e equipamentos odontológicos, médicos e hospitalares, de condutores elétricos, trefilação e laminação de metais não ferrosos, de esquadrias e construções metálicas, de estamparia de metais, forjaria, de fundição, de funilaria de móveis de metal.
Trabalhadores em empresas que fabricam lâmpadas e aparelhos elétricos de iluminação, de metais e equipamentos ferroviários e rodoviários, de mecânica, de parafusos, porcas, rebites e similares, de refrigeração, aquecimento e tratamento de ar, de reparação de veículos e acessórios, de trefilação e laminação de metais ferrosos, de máquinas e equipamentos, de componentes para veículos automotores, de tratores, caminhões, automóveis e veículos motorizados também se enquadram ao sindicato.
IMPORTANTE: Se a empresa em que você trabalha se enquadra em algum ramo acima e o patrão diz que não, entre em contato imediatamente com o Sindicato, ligue 3226-3577.
O Sindicato oferece aos associados e dependentes várias opções de convênios com Universidades, escolas, cursos de idiomas e profissionalizantes, farmácias, profissionais de saúde em várias especialidades (dentistas, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, nutricionistas, oftalmologistas, fonoaudiólogos, podólogos etc) e opções de lazer com descontos especiais. Veja a lista de convênios no site do Sindicato aqui.
Além disso, os trabalhadores associados da ativa e/ou aposentados contam com orientação e apoio jurídico e de saúde como Médico do Trabalho, Assistente Social e o Ambulatório Médico (Rua Leonardo Roitman, 32 - rua ao lado do Sindicato), com diversas especialidades.
O Sindicato oferece também um espaço para aquele futsal e churrasco com os amigos. É o Gremetal, um serviço social por meio da Escolinha de Futsal onde as crianças, além do esporte, desenvolvem a cidadania.
Essas são as vantagens do Sindicato para quem colabora para manter a estrutura que este ano comemora 90 anos de existência, com muita história de luta na defesa da categoria para garantir direitos e ampliar as conquistas.
Além da luta constante na defesa dos direitos dos trabalhadores siderúrgicos e metalúrgicos, inclusive os aposentados, o Sindicato oferece espaços para locação para reuniões e comemorações com valores especiais para os associados.
Aproveite essa chance e fique sócio do Sindicato, compareça na sede em Cubatão (R. Cidade de Pinhal, 91) ou subsedes em Santos (Av. Ana Costa, 55) e Guarujá (R. Cap. Alberto Mendes Jr, 515). Mais informação é só ligar: 3226-3575.