O Metalúrgico #720

07 de julho de 2023

Índice:

-Hoje (07/07) tem reunião para discutir a nossa pauta de reivindicação, mas só isso não basta;
-Sobre o processo da semana espanhola (horas extras):;
-Condições de trabalho vão de mal a pior: isso é a Usiminas;
-Zé Protesto;
-JULHO AMARELO;



Hoje (07/07) tem reunião para discutir a nossa pauta de reivindicação, mas só isso não basta

É preciso fortalecer a mobilização para garantir reposição das perdas, aumento salarial e direitos


A Usiminas desmarcou reunião agendada na semana passada e só marcou para hoje(07) para tentar fugir de discutir as denúncias contra ela e ter que atender a nossa pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2023.


A direção segue com a enrolação sobre as negociações. Enquanto o presidente da empresa fala sobre os bilionários investimentos na usina de Ipatinga(MG), a direção da empresa foge de pagar o que deve aos trabalhadores que produzem seus lucros.


Contra a enrolação da empresa vamos fortalecer a nossa mobilização para exigir:

- REPOSIÇÃO DAS PERDAS SALARIAIS

- AUMENTO SALARIAL PRA VALER

- VALE-ALIMENTAÇÃO DE R$700,00

- MANUTENÇÃO E AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS

- REAJUSTE DO PLANO DE SAÚDE DE NO MÁXIMO O INPC



Sobre o processo da semana espanhola (horas extras):

Depois que a empresa impôs o turno fixo, o Sindicato encaminhou ação judicial que provou que a Usiminas deve aos trabalhadores, mas até agora a direção da usina foge de pagar o que deve. A Usiminas apresentou valores inferiores ao que deve e todos esses valores rebaixados foram contestados pelo Sindicato, então a ação judicial segue exigindo o pagamento integral aos trabalhadores.


Houve uma movimentação sobre o processo que o Sindicato tem contra a Usiminas exigindo o pagamento das horas extras, mas essa movimentação é só para que uma audiência seja realizada para ver se há possibilidade de acordo sobre o pagamento, mas não tem acordo nenhum, ou seja, se a Usiminas não pagar o que deve aos trabalhadores.


Assim que houver a data para essa audiência, os trabalhadores serão comunicados pelo Sindicato.



Condições de trabalho vão de mal a pior: isso é a Usiminas

Na usina de Cubatão segue faltando de tudo para garantir condições seguras de trabalho


Falta empilhadeira, faltam caminhões, faltam guindastes e os equipamentos dos operadores que ficaram não dão conta de tanta demanda de serviço e com isto é um verdadeiro Deus nos acuda para tanto serviço e as chefias ficam pressionando para que as tarefas sejam feitas até o final do expediente e sem dobras, o que é impossível. Essa pressão, a falta de equipamentos e o acúmulo de funções gera o que? Mais acidente e adoecimento.


Na escarfagem a sala de descanso dos escarfadores continua sem ter a devida reforma


A direção da Usiminas para aumentar seus lucros não mantem equipes suficientes para fazer as devidas reformas nas áreas. Assim na gerência de escarfagem a supervisão quer obrigar o próprio trabalhador da área a fazer a obra de pedreiro, ou seja, é mais um desvio de função que a empresa impõe e pode acabar gerando acidentes.


Ainda na escarfagem...


As pontes-rolantes 361 e 362 continuam com os acessos “interditados” há mais de um ano e até hoje nada de reforma. Os operadores e trabalhadores na manutenção contam somente com uma rota de fuga em caso de emergência no leito e que fica no final do galpão.


Acesso entre a área de escarfagem e restaurante do LTQ2 é um matagal


A área está abandonada porque a Usiminas não contrata mais trabalhadores. Como não há a devida manutenção o mato toma conta da área, piorando também a visualização dos operadores de locomotiva. Essa é mais uma condição de risco imposta pela Usiminas e que pode acabar causando acidentes.


No porto, depois da denúncia do Sindicato, os coletes foram substituídos


Depois da denúncia do Sindicato sobre as péssimas condições dos coletes salva vidas, foi feita avaliação em todos os coletes e aqueles sem condições foram descartados e substituídos por coletes novos.


Mas só isso não basta, os problemas continuam


Na manutenção na área do porto está virando moda os trabalhadores ficarem sem fazer as devidas refeições para atender emergências. E na operação tem que comer e já voltar para o trabalho, sem respeitar a hora de almoço.



Zé Protesto

“Zé, os trabalhadores/as na Sapore estão sofrendo com as péssimas condições de trabalho. No refeitório Central, a máquina de lavar bandejas e pratos fica mais tempo quebrada do que em funcionamento.”

- Isso é mais um exemplo do desrespeito dos patrões contra os trabalhadores nas empresas terceirizadas e contra isso é preciso fortalecer a luta do conjunto dos trabalhadores na Usiminas, os efetivos e os contratados nas empresas terceirizadas.

--

“Zé , a segurança patrimonial a mando da Usiminas está fazendo revistas absurdas contra os trabalhadores. Se já é um absurdo a revista, mais absurdo é a forma como fazem nos tratando como criminosos.”

- Isso é a Usiminas e suas terceirizadas, desrespeito contra a dignidade dos trabalhadores e contra tanto desrespeito é preciso transformar a revolta em movimento.



JULHO AMARELO

A campanha Julho Amarelo tem como objetivo as hepatites virais, que são inflamações causadas por vírus, classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene.

+ boletins