O Metalúrgico #724

01 de agosto de 2023

Índice:

-Campanha Salarial: Depois de muita enrolação Simees apresenta nova proposta;
-Trabalhadores iniciam mobilização na Elevatec;
-Trabalhadores na TBT Engenharia elegem novos cipeiros;
-SINDICALIZAÇÃO;
-Ser sindicalizado é um direito de todo trabalhador;
-Zé Protesto;



Campanha Salarial: Depois de muita enrolação Simees apresenta nova proposta

O sindicato patronal, SIMEES, depois de muita enrolação ficou de encaminhar uma nova proposta para a campanha salarial esta semana.


Os trabalhadores, em assembleia no dia 7 de Julho, rejeitaram a proposta feita pelos representantes das empresas de pagar reajuste de 5% nos salários, Vale refeição de R$ 37,00 e PLR de R$ 1.200,00 e aprovaram o Estado de Greve.


Diante disso, o Sindicato está convocando os trabalhadores nas empresas metalúrgicas da região para uma assembleia no próximo dia 03 de agosto (quinta-feira), às 18h30, na subsede do Sindicato, em Santos, na Av. Ana Costa, 55 - Vila Mathias.


Uma resumo da campanha salarial 2023


A campanha deste ano não está sendo fácil. Foram diversas reuniões de negociação que teve apenas um acordo com um dos sindicatos patronais concluído, que foi o Sindifupi (funilaria e pintura). Em algumas empresas também foram conquistados reajustes acima da inflação (INPC) com acordos individuais.


Já o Sindisider (produtos siderúrgicos) apresentou uma proposta de pagar somente o INPC e que foi rejeitada pelo Sindicato.


Para finalizar, esta semana o Simees se comprometeu a encaminhar uma nova proposta que será levada à assembleia no próximo dia 03.


REPÚDIO


Outro fato que foi motivo de repúdio do nosso Sindicato foi a atitude do diretor do sindicato patronal (SIMEES) que abandonou a mesa de negociação no dia 21 de julho, alegando simplesmente que se recusa a discutir cláusulas sociais que estão na pauta e que são importantes para o conjunto dos trabalhadores.


Muitas dessas cláusulas estão ultrapassadas e precisam de mudanças urgentes para preservar direitos e há meses o Sindicato vem tentando discutir esses pontos.


Por outro lado, um dos itens sociais que mais prejudica os trabalhadores é o Banco de Horas e que os patrões tentam impor a todo custo.


Campanha Salarial 2023: ASSEMBLEIA GERAL


Dia: 03 AGOSTO (5ª feira)


Horário:
1ª chamada: 18h30
2ª chamada: 19h


Local: Sindicato, em Santos

Av. Ana Costa, 55


Pauta: Apresentação da proposta encaminhada pelo sindicato patronal (SIMEES).



Trabalhadores iniciam mobilização na Elevatec

No dia 19 de julho, trabalhadores/as na Elevatec juntos com o Sindicato, fizeram um dia de paralisação para reivindicar aumento salarial pra valer e o respeito aos direitos.


O Sindicato manifesta total apoio e parabeniza a organização dos companheiros/as na busca por seus direitos.



Trabalhadores na TBT Engenharia elegem novos cipeiros

No dia 21 de Julho, os trabalhadores/as na TBT Engenharia que presta serviços na Alemoa elegeram os Cipeiros que estarão na Gestão 2023/2024.


O sindicato acompanhou a eleição e reforçou a importância da CIPA na luta por melhores condições de trabalho, cobrando a direção da empresa para que as devidas medidas de proteção à vida e saúde dos trabalhadores/as sejam implantadas.



SINDICALIZAÇÃO

01/ago: CLARKSUL (SANTOS);

02/ago: CARDAN LITORAL (P.GRANDE);

03/ago: WR MÁQUINAS (CUBATÃO);

08/ago: MARINOX (GUARUJÁ);

09/ago: FG SERRALHERIA (S.VICENTE);

10/ago: PROJETU’S (S.VICENTE);

11/ago: CTM (S.VICENTE);

15/ago: HARCO ARCOND (SANTOS).



Ser sindicalizado é um direito de todo trabalhador

Ser sindicalizado é um direito de todo trabalhador. Quantos mais trabalhadores sindicalizados mais forte será a luta por melhores condições de trabalho, aumento salarial e proteção aos direitos.


O Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista enfrenta os ataques dos patrões e dos governos e está junto com a Intersindical organizando a luta por melhores condições de vida e trabalho, em defesa dos direitos, empregos e salários.


Então, se você ainda não é sócio procure um diretor na área da usina ou vá até a sede ou subsedes do Sindicato e faça a sua sindicalização.


Fique forte, fique sócio!



Zé Protesto

“Zé, fui promovido para um cargo superior há alguns meses mas até agora nada de mudança na carteira assim como o “faz-me rir” não mudou. Tá certo isso?”

- Não está certo. O tempo de experiência não pode ser superior a 60 dias. Após esse prazo, se o trabalhador for efetivado na nova função, o patrão deve fazer a anotação na carteira de trabalho da promoção além do devido aumento salarial.

+ boletins