Encerrada a campanha salarial agora vem o momento em que o patrão tem que cumprir o que foi aprovado.
No final deste mês, dia 30, é o prazo máximo para pagamento da primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados, a PLR. A segunda será paga no final de março de 2024.
Outro direito que não podemos esquecer é o pagamento do reajuste salarial e de outros benefícios que são retroativos à abril (salários e vale refeição), e que será efetuado em duas vezes, ou seja, a primeira parcela no próximo pagamento no dia 05 de outubro e a segunda em 05 de novembro.
Todas as empresas têm a obrigação de cumprir os acordos. Caso o patrão não respeite os prazos, denuncie para o Sindicato, ligue 3226-3575 ou pelo whatsZeProtesto 98216-0145. É o Sindicato que vai exigir do patrão o cumprimento dos direitos dos trabalhadores e que, caso seja necessário, recorre à Justiça para garantir os interesses da categoria.
Seja sócio, não há direitos sem sindicato!
O Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista junto com a Intersindical é contra o imposto sindical e defende que os Acordos e Convenções Coletivas têm que garantir todos os direitos dos trabalhadores, para os que são sindicalizados ou não e que o Sindicato seja mantido pelos trabalhadores
Os meios de comunicação estão mentindo para tentar confundir os trabalhadores sobre a questão do financiamento sindical, dizendo que o imposto sindical descontado dos trabalhadores no mês de março vai voltar. Isso é mentira.
Veja a verdade: os patrões com as centrais sindicais pelegas, como a CUT, Força Sindical, CTB estão discutindo com o governo federal um projeto de lei que propõe um desconto dos trabalhadores de 1% da folha de pagamento anual quando a Convenção Coletiva de Trabalho for assinada.
Isso não é a volta do imposto sindical, a proposta desses pelegos é descontar muito mais dos trabalhadores do que era descontado no imposto e pior entregando direitos nas Convenções Coletivas: os pelegos vão seguir assinando Convenções Coletivas retirando direitos dos trabalhadores e ainda vão querer abocanhar dinheiro do trabalhador através dessa taxa negocial.
A taxa negocial que defendemos é a taxa aprovada em 03 parcelas pelos trabalhadores em assembleia quando uma Convenção Coletiva é assinada garantindo todos os direitos e que seja descontada daqueles que ainda não são sindicalizados. Não é a taxa proposta pelas centrais sindicais que é muito maior do que o imposto sindical. É importante que você seja sócio e participe das ações do Sindicato.
As centrais sindicais que defendem esse projeto de lei têm por objetivo assinar Convenções Coletivas reduzindo direitos e junto com isso cobrar uma taxa dos trabalhadores maior do que o imposto sindical.
Nunca vamos assinar Acordos em que os direitos dos trabalhadores sejam desrespeitados
Estão abertas as inscrições para o processo de eleição da CIPA na Plasmoto. A Cipa é um instrumento de luta importante pela melhoria do ambiente de trabalho deve ser de todos, mas para os cipeiros a responsabilidade é maior. Por isso é importante eleger cipeiros combativos, ou seja, comprometidos com a classe trabalhadora.
Os interessados devem procurar a administração para se inscrever até o dia 29 de setembro. A eleição será realizada na empresa no dia 11 de outubro.
Participe, é um direito seu garantido por lei. Dúvidas ou sugestões entre em contato com o Sindicato: 3226-3577.
03/out: NAIANE C.R. CARVALHO (SANTOS);
04/out: BRANQS AUTOMAÇÃO (SANTOS);
05/out: SUPREMA VID. SER. (SANTOS);
06/out: KFR ENG. SERVIÇOS (CUBATÃO);
09/out: JNJ MECÂNICA USINAGEM (SANTOS);
10/out: PROJETU’S SERRALHERIA (S.VICENTE);
11/out: TERMOBRASTEC COM. SERV. (GUARUJÁ);
17/out: SQ SURVEY QUALITY (SANTOS);
18/out: MORINOX METALÚRGICA (GUARUJÁ).
O artigo 29 da CLT dá um prazo de 48 horas para o patrão registrar o trabalhador contratado. Caso não faça isso, ele pode ser multado. Ainda tem patrão que contrata sem qualquer registro em carteira se aproveitando da situação de desemprego no país.
Na verdade, a falta de registro só prejudica o trabalhador que só perde direitos como 13º salário, férias, não tem FGTS, não contribui para o INSS (aposentadoria) PIS, entre outros direitos.
Trabalhar sem registro em carteira é fria. Caso você esteja nessa situação, denuncie para o Sindicato.
PARA FORTALECER A LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS? NÃO FIQUE SÓ FIQUE SÓCIO DO SINDICATO
Ser sócio do Sindicato é um direito de todo trabalhador, ser sindicalizado é uma atitude importante na defesa de seus direitos, pois quanto mais sindicalizados mais forte é nossa luta em cada local de trabalho.
O Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista é um Sindicato que tem compromisso com os trabalhadores e luta contra os ataques dos patrões e de qualquer governo.
Aqui não tem rabo preso com patrões e governos, o Sindicato é mantido pelos trabalhadores e luta em defesa dos direitos, salários e melhores condições de trabalho.
Ninguém pode te impedir de ser sindicalizado, isso é um direito de cada trabalhador, então se você ainda não é sindicalizado procure os diretores do Sindicato ou ligue para o número (13) 3226-3575 e fique sócio.
22 de setembro de 2023