Companheiros/as
Os dados foram divulgados pela própria direção da empresa: a assembleia realizada pelos acionistas dias atrás aprovou o pagamento de dividendos no montante de R$330.344.983,02 (trezentos e trinta milhões, trezentos e quarenta e quatro mil, novecentos e oitenta e três reais e dois centavos). Esses dados estão no site da Usiminas, mas matéria divulgada pela Revista Exame, mostra que o montante a ser distribuído é muito maior, veja:
“Usiminas (USIM5) paga R$ 1,2 bilhão em dividendos nesta segunda-feira; veja se você tem direito.” Revista EXAME, 24 de junho de 2024 |
O pagamento foi feito nessa semana aos acionistas titulares de ações mas, e para os trabalhadores, cadê o aumento salarial? NADA Na reunião da semana passada, os representantes da empresa tiveram a cara de pau de apresentar como proposta de reajuste 3,3%, ou seja, isso não significa nada de aumento e por isso novamente a direção do Sindicato rejeitou a proposta já na reunião.
NÃO PAGA O QUE DEVE, NÃO CONTRATA E
COLOCA A VIDA DOS TRABALHADORES EM RISCO
Além de fugir de pagar o que deve aos trabalhadores para seguir impondo mais arrocho salarial, a direção da Usiminas continua mantendo um efetivo reduzido de trabalhadores o que tem por consequência mais sobrecarga de trabalho e adoecimento dos trabalhadores. Ao invés de fazer as devidas contratações, a Usiminas obriga os trabalhadores a fazer horas extras e aumenta assim os riscos de acidentes. Um exemplo disso é o que está acontecendo no pátio de placas da escarfagem,há semanas dobras e antecipações são exigidas diariamente de trabalhadores de funções extremamente delicadas, como escarfadores e operadores de ponte-rolante. Os trabalhadores fazem duas horas a mais de trabalho tendo somente a pausa para a refeição, ou seja, a intensidade do trabalho aumenta, o desgaste também, tudo o que pode levar a graves acidentes provocados pelas condições de trabalho impostas pela direção da empresa.
PARA O ACIONISTA MILHÃO, PARA QUEM PRODUZ OS LUCROS TOSTÃO
VAMOS PRA CIMA CONTRA A PROVOCAÇÃO BARATA DA USIMINAS
Ano após ano e já faz tempo isso que a direção da Usiminas impõe mais arrocho salarial não pagando nada de aumento salarial, somente as perdas medidas pelo INPC que como já mostramos não paga nem as perdas, pois esse é um dos menores índices para registrar perdas. E se não fosse pela firmeza dos Sindicatos aqui e em Ipatinga(MG), a empresa teria reduzido os salários dos trabalhadores no ano de 2015, ou seja, a perda seria ainda maior.
Em todas as áreas a justa revolta dos trabalhadores se mostra cada vez mais contra o arrocho salarial e agora chegou o momento de darmos os passos para colocar a indignação em movimento. Então fique atento e participe das próximas mobilizações organizadas pelo Sindicato na usina, pois é assim que vamos combater o arrocho salarial imposto pela Usiminas.
A alimentação para quem produz os lucros da Usiminas vai de mal a pior. O lanche com queijo e presunto que era servido três vezes na semana diminuiu para dois e acabou o presunto, agora é apresuntado. E a qualidade das frutas? Cada vez pior.
NO PORTO NOVAMENTE MAIS ATAQUE AOS TRABALHADORES NAS TERCEIRIZADAS
A terceirizada GPS entregou agasalhos para todos os turnos da operação e não fez mais
do que a sua obrigação, mas não entregou os agasalhos para os trabalhadores da
manutenção e vejam a desculpa esfarrapada: que o custo é muito alto e não tem verba.
Verba para uniforme não tem, mas milhões para os acionistas têm.
Desde o dia 13 de junho em todas as regiões do país, as mulheres se colocaram em movimento contra mais um atentado contra a vida patrocinado pelos machistas e hipócritas no Congresso Nacional. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira/PP encaminhou para a votação em regime de urgência o PL1904 que significa criminalizar meninas, jovens e mulheres vítimas de estupro, é mais um ato de brutal violência contra a vida. O projeto prevê colocar na cadeia punir a vítima de estupro que realizar aborto após a 22° semana de gestação, a pena de cadeia seria maior para a vítima do que para o criminoso que a estuprou.
Os hipócritas no Congresso Nacional não estão preocupados em punir os criminosos que abusam e estupram crianças, seu projeto é criminalizar as vítimas e manter a impunidade.
Esses hipócritas que tentam passar por cima da ciência e decidir sobre corpos
e vidas de meninas e mulheres são os mesmos que indiferentes passam por
cima das crianças abandonadas nas ruas e abrigos, são os mesmos que defendem
projetos de interesse dos que aumentam suas riquezas retirando direitos da
classe trabalhadora e de seus filhos.
Defender a vida é defender dignidade, proteção e direitos às crianças e
mulheres, é garantir o acesso à realização do aborto legal, casas de abrigo
àquelas que são vítimas de violência, rede integral de proteção à saúde através
do SUS, rigor na punição dos criminosos que agridem, estupram e matam.
Defender a vida das crianças é defender políticas sociais que as protejam
desde a primeira infância com creches e escolas públicas de qualidade, moradia
digna, acesso a cultura, defender a vida é ser contra a eliminação dos direitos
trabalhistas e sociais do conjunto da classe trabalhadora, ou seja, tudo que os
hipócritas da extrema direita tentam destruir.
As manifestações são passo importante no enfrentamento contra essa corja
instalada no Congresso Nacional, luta essa que deve ser do conjunto da classe
trabalhadora em defesa da vida das crianças e mulheres.
SIGILO ABSOLUTO
CONTINUE A TRAZER AS DENÚNCIAS SOBRE O DESRESPEITO AOS DIREITOS E AS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E PARTICIPE DA LUTA ORGANIZADA PELO SINDICATO
28 de junho de 2024