Companheiros/as
Na assembleia do dia 28 de fevereiro realizada no Sindicato, foram discutidas e aprovadas as reivindicações dos trabalhadores nas empresas metalúrgicas com data base em 1º de abril, para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) deste ano. Este ano estamos discutindo as cláusulas sociais e econômicas.
Todos os dias somos surpreendidos com reajuste dos itens básicos para sobrevivência por uma série de motivos como a crise climática, o desmatamento, entre outros motivos .
Por isso, os trabalhadores devem ter em mente que um reajuste decente e outros itens da pauta de reivindicações não vão cair do céu ou patrão nenhum vai dar de mão beijada e só reclamar não vai adiantar. Vamos cobrar dos patrões, entre outras reivindicações: reajuste salarial que realmente reponha as perdas salariais, piso salarial decente; Vale Alimentação; Vale Refeição; PLR e anuênio.
Veja abaixo os principais itens da assembleia:
- Vale Alimentação: R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) por mês; - Vale Refeição: R$ 50,00 (cinquenta reais) p/dia. - Reajuste Salarial: INPC+ 8%; - Piso Salarial para ajudantes e auxiliares: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais); - PLR: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais); - ANUÊNIO: 5% para cada ano de serviços prestados na empresa. - Abono dos dia 24/02/2025 (Carnaval) e 31/12/2025 (Ano Novo). |
Na campanha salarial os trabalhadores avançam conforme sua participação na luta de todos em defesa das reivindicações que garantam não só a dignidade, mas também a sobrevivência dos nossos familiares. É hora de participar!
Nas negociações com o SIMEES como sempre não deu outra: como era de se esperar, começaram a criar fatos para dar início a enrolação, ou seja, questionando a ordem das cláusulas da pauta de reivindicação que teriam que ser na mesma ordem das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), ou seja, algo que não irá alterar em nada o resultado da negociação. Por isso solicitaram o adiamento da reunião que seria realizada no dia 18 de março para 02 de abril próximo.
E para se passar por “bonzinho”, o sindicato patronal quer enfiar goela abaixo dos trabalhadores uma antecipação de 4% de reajuste deixando claro que vai enrolar nas negociações até onde puder. Em ofício ao sindicato patronal, o Sindicato dos Metalúrgicos informa que a ordem das cláusulas nunca foi motivo para adiar reuniões e que não deve haver alterações nas negociações.
| NEGOCIAÇÃO INDIVIDUAL - Informamos que diversas empresas optaram pela negociação realizada diretamente com o Sindicato, inclusive alguns acordos já foram encaminhados para avaliação com índices que variam entre 8% e 10%. |
No dia 15 de março aconteceu a assembleia para eleição da Comissão Eleitoral para as eleições do Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista que devem acontecer até o final desse primeiro semestre.
Foram eleitos por unanimidade os companheiros indicados pela atual diretoria do Sindicato para formarem a Comissão Eleitoral que será responsável por organizar as eleições de forma transparente e democrática como tem sido desde que a Intersindical - Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora coordena as eleições.
A eleição do Sindicato é mais um momento importante para os trabalhadores se colocarem em movimento para mantê-lo como instrumento de defesa e luta da categoria.
A campanha salarial define sua vida e da família para o ano. Ela envolve reuniões com trabalhadores, com os patrões em mesas de negociação. Gastos com informativos pra categoria, cartazes, faixas, publicações obrigatórias por lei de editais em jornais de grande circulação, despesas de transporte, entre outras. Além disso, também tem as assembleias e em muitos casos manifestações com paralisações das atividades com o objetivo de garantir as conquistas e ampliação dos direitos.
Tudo isso envolve custos.
Por isso a importância da taxa negocial, que foi aprovada na assembleia. É uma forma de manter a principal trincheira de luta dos trabalhadores contra os ataques dos patrões, ou seja, o seu Sindicato. A Taxa negocial corresponde a 03 parcelas de R$ 53,00 p/ não sócios equivalentes a 03 mensalidades do Sindicato.
DIA 31 DE MARÇO É DIA DE RECEBER A SEGUNDA PARCELA DA PLR
De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) aprovada, no próximo dia 31 de março vence o prazo para pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Caso o patrão não pague, entre em contato imediatamente com o Sindicato, é só ligar: 3226-3577. É um direito seu!
25 de março de 2025