Broncas do Zé Protesto

Charge do Zé Protesto

Mande a sua bronca para o Zé Protesto.

Ligue (13) 3226-3572 ou por aqui ou pelo WhatsZéProtesto (13) 98216-0145.



Zé Protesto

“Zé, nas áreas mais afastadas da produção tá um matagal imenso. Na pista B, onde fica o carregamento de carepa já apareceu até uma cobra na porta da sala. Esse matagal toma conta das áreas próximas as pistas A, B, C e D".

- A direção da usina sabe disso e não toma nenhuma providência porque não são os gerentes, chefetes e os acionistas da empresa que têm que trabalhar nessa situação. Como sempre falo: isso só vai mudar quando a indignação se transformar em mobilização.



Zé Protesto

“Zé, a alimentação na Usiminas continua sendo um desrespeito aos trabalhadores. Na semana passada serviram no LTQ2 carne de porco que estava crua.”

- Isso é um absurdo e poderia ter causada uma grave intoxicação alimentar. Mais um motivo para aumentarmos a nossa mobilização na Campanha Salarial, exigir o congelamento do reajuste da alimentação e exigir qualidade da comida.

--

“Zé, a Vix junto com a Usiminas segue agredindo a saúde dos trabalhadores. Os equipamentos estão sucateados como as pás carregadeiras que não tem balança. Os caminhoneiros que carregam carepa na Pista B têm que ir e voltar várias vezes até a balança que fica na portaria e num calor sufocante.”

- E por causa desse ritmo e da falta de condições de trabalho muitos trabalhadores são impedidos até de se alimentarem. Isso só vai mudar na força da mobilização.

--

“Zé, quem chega de moto e também quem vai de carro e usa o estacionamento ao lado do prédio do ADM está num sufoco para sair depois da jornada de trabalho, pois não tem vigilante suficiente para liberar as saídas nas portarias.”

- Mais uma consequência das demissões que a Usiminas fez e suas terceirizadas como G4S , mais um exemplo que para a direção da usina só interessa seus lucros.

--

“Zé, na área do embarque 06 tem uma tubulação de água que está podre e remendada vazando água sobre os equipamentos de combate a incêndio, além de contaminar materiais do piso e dificultar o acesso dos trabalhadores no local.”

- Essa é mais uma situação que pode provocar um grave acidente. Por isso, além das denúncias é preciso fortalecer a mobilização em defesa da saúde e da vida dos trabalhadores.”



Zé Protesto

“Zé, na Ormec a situação dos trabalhadores vai de mal a pior: desvio de função, vestiários superlotados, guinchos que não funcionam e colocam em risco a vida dos trabalhadores.”

- O patrão enche os bolsos com os lucros produzidos pelos trabalhadores que sofrem com tanto desrespeito e para enfrentar isso não tem outro caminho que não seja a nossa luta.

--

“Zé, têm chefetes na área assediando trabalhadores a efetuarem horas extras com o ponto fechado.”

- É mais um absurdo da Usiminas contra os trabalhadores. O Sindicato está apurando e tomará as providências necessárias contra mais esse ataque.



Zé Protesto

“Zé, a Usiminas Mecânica não aceita atestado de vacina de COVID 19 durante a semana e faz escala dos trabalhadores para tomar vacina no sábado.”

- A USIMEC está colocando a saúde dos trabalhadores em risco, esse é mais um exemplo do descaso que o patrão tem com a vida do trabalhador e contra isso não tem outro caminho que não seja lutar.

--

“Zé, o vestiário do Porto continua a mesma coisa, superlotação, mais aglomeração e risco de contaminação. E a produção? Continua bombando com mais pressão.”

- O Sindicato já cobrou várias vezes que medidas urgentes sejam feitas no vestiário, mas nada da usina se mexer, então já está mais do que na hora de interditar na mobilização esse vestiário que é um foco gigante de contaminação.

--

“Zé, a Usiminas está servindo pelanca para os trabalhadores na hora da refeição dizendo que é bife. E a terceirizada contratada para servir as refeições ainda duvidou da denúncia, mas quando o responsável da Usiminas foi tentar cortar, não conseguiu devido a elasticidade do bife.”

- Enquanto os acionistas se fartam em seus banquetes comemorando os lucros, os trabalhadores que produzem esses lucros são obrigados a comer bife que mais parece borracha. Eu já disse que isso vai mudar quando começarmos a novamente virar o bandejão.”



Zé Protesto

“Zé, na G4S o assédio moral tá correndo solto. A chefia dá ordens absurdas e se o trabalhador questionar leva suspensão. Além disso, a maioria dos postos de segurança não tem nenhum banheiro, ou seja, não é garantida a mínima condição de trabalho e higiene.”

- A G4S assim como as outras terceirizadas segue a receita da Usiminas que para lucrar ainda mais passa por cima dos direitos dos trabalhadores. Contra isso é preciso fortalecer a união de todos os trabalhadores que estão dentro da usina.

--

“Zé, na USIMEC com tanta onda de gripe e Covid 19 a chefia fica soltando piadinha contra os trabalhadores que adoecem e levam o atestado médico.”

- Isso é mais um absurdo e desrespeito da Usimec contra isso além das denúncias é preciso ir pra cima contra a direção da empresa que atenta contra a saúde e vida dos trabalhadores.

--

“Zé, no Porto os trabalhadores na Ormec são obrigados a fazer capina e limpeza na área próxima ao DN, um equipamento enorme que está com risco de queda e o vestiário está interditado justamente por conta da queda desse equipamento.”

- Vejam o absurdo: o vestiário está interditado porque o equipamento pode cair a qualquer momento, mas a Ormec obriga os trabalhadores a capinar embaixo do mesmo equipamento.

--

“Zé, a mistura minguada que a Sapore fornece nas refeições é combinada com a Usiminas. Se for linguiça é só duas minúsculas. E o ovo? Parece mais um plástico.”


- A Usiminas e suas terceirizadas na fome por mais lucro, não garantem nem a devida refeição. E como já disse, a alimentação só vai melhorar na hora que a indignação começar a virar o bandejão.



Zé Protesto

“Zé, todos os dias nos deparamos com algo desabando e a Usiminas nada faz.”

- Esse é o Sucatão, retrato da ganância pelo lucro da Usiminas.



Zé Protesto

“Zé, no dia 03 de janeiro aconteceu mais um caso de desrespeito contra os trabalhadores. Com as saídas atrasadas devido ao trânsito, deram preferência pela liberação do horário em que se concentram as chefias deixando os trabalhadores do turno para depois e ainda com falta de ônibus, sendo que o turno entra 1h antes. Muitos demoraram mais de 3 horas para chegar em casa.”


- Isso é mais um exemplo de que a direção da Usiminas não está nem ai para os trabalhadores. Eles só se preocupam em colocar os trabalhadores pra dentro da usina para trabalhar, mas na hora de ir embora é puro descaso, garantem a saída das chefias na hora certa, mas os trabalhadores da produção que se lasquem."

--

“Zé, na Vix tem trabalhador sendo obrigado pela gestora a vir trabalhar estando de atestado. Segundo ela, faz o teste de covid e se der negativo retorna as atividades mesmo gripado e com atestado.


- Isso é um absurdo, a chefete além de dar calote no atestado médico, joga o trabalhador para trabalhar doente. Se a Vix não respeitar os afastamentos médicos, logo vai responder processo judicial, mas o mais importante é transformar a indignação a tanto desrespeito em mobilização.”




Zé Protesto

“Zé, no dia 30/10 no refeitório central a quantidade de sobremesa foi menos da metade do pote. Estavam todos assim. E o suco? Só água.”


- Isso é a Usiminas. Enquanto a direção da empresa come do bom e do melhor, os trabalhadores que produzem os lucros sofrem até na hora de se alimentar durante a jornada de trabalho.


“- Zé a direção da Ormec continua não fornecendo os devidos EPI’s e os técnicos de segurança são obrigados a ir para o almoxarifado controlar a saída do EPI que está de mal a pior.”


- Seguindo a receita da Usiminas, as empreiteiras não têm nenhum respeito pela saúde dos trabalhadores e para enfrentar isso é preciso fortalecer a luta do conjunto dos trabalhadores.        



Zé Protesto

“Zé, no CSO a demora para o atendimento só aumenta e nem tem água para a gente beber.”


-Veja só, quem precisa beber água tem que ir na enfermaria, é muito absurdo. Você vai para o CSO porque precisa ser atendido por estar passando mal e fica um tempão esperando e se tiver sede, está lascado, porque nem água por perto tem.


“Zé, olha situação que a Sapore enviou água de coco para os trabalhadores do setor de embalagem final de semana.”


- A Usiminas e suas terceirizadas não tem nenhum respeito pelos trabalhadores. Enquanto os acionistas estão se fartando com boa comida e bebida, os trabalhadores sofrem também na hora da alimentação. Já falei: isso só vai mudar no fortalecimento da nossa mobilização.




Zé Protesto

“Zé, além das dobras e antecipações serem quase todos os dias, agora nem refeição tem nessas chamadas.

É só um lanchinho que está cada vez pior, o suco piorou, o chocolate não tem mais.”


- A Usiminas, passa por cima dos direitos e tira até a alimentação do trabalhador, isso só vai mudar quando a indignação se transformar em luta.


“Zé, o CSO da Usiminas está funcionando como se não existisse mais pandemia, a aglomeração é diária durantes a realização dos exames periódicos.”


- O Sindicato enviou documento para empresa exigindo as devidas providências para acabar com essa situação, mas só esperar para ver o que a direção da usina vai fazer não basta, vamos para a porta do CSO exigindo o fim da aglomeração e devido atendimento.


“Zé, a Vix está obrigando os trabalhadores a trabalhar com equipamentos que colocam os trabalhadores em risco de acidentes.” 


- São vários veículos com pneus carecas, mais um exemplo do descaso da empresa com a saúde a vida dos

trabalhadores.”




Zé Protesto

“Zé, na Usiminas Mecânica tem chefe desrespeitando os trabalhadores. O chefete berra e xinga está se achando acima de tudo e todos.”


- Essa é USIMEC que não respeita os direitos dos trabalhadores, que tenta fugir do Acordo Coletivo dos Metalúrgicos e tem um tanto de chefete lambe botas que desrespeitam os trabalhadores para puxar o saco do patrão. É hora de fortalecermos nossa mobilização é assim que vamos garantir os direitos e enfrentar a perseguição das chefias.


“Zé, a comida está de mal a pior, agora até inseto vem no bandejão.”


- E isso só vai mudar com a nossa mobilização, já falei que está mais do que na hora de virar o bandejão

e exigir comida de qualidade para todos os trabalhadores.




Zé Protesto

“Zé, as garrafas que a Sapore fornece para o café estão imundas, não tem nenhuma higienização correta. E a direção da empresa ainda tem a cara de pau de dizer que a culpa é dos trabalhadores.”


- Tanto os trabalhadores na Sapore, como na usina sofrem com as péssimas condições de trabalho, e olhem

a situação: nem garrafa limpa para o café tem. Isso só vai mudar com a luta do conjunto dos trabalhadores.


“Zé, de novo a Sapore: há poucos dias a empresa colocou só uma trabalhadora para servir tudo: arroz,

feijão, guarnição, tudo e a trabalhadora sozinha tendo que se virar para dar conta de todo o trabalho.”


- E assim que falamos que iríamos denunciar isso no próximo Boletim do Sindicato, a Sapore colocou mais tra balhadores para servir a refeição. Mas só isso não basta, é preciso garantir melhores condições de trabalho.”



Zé Protesto

“Zé, a empresa Brasiltec não fornece alimentação, transporte e não tem nem vestiário para os trabalhadores.”


- O Sindicato já denunciou essa grave situação e vamos seguir exigindo da Brasiltec e da Usiminas que garanta isso que é básico para o trabalho. Mas só esperar não adianta é preciso mobilização.


“Zé, a comida continua de mal a pior, sobremesa ruim, quando é fruta é sempre repetida e agora até inseto na comida tem.”


- É como eu já disse, isso só vai mudar na hora que a indignação se transformar em mobilização, ir pra cima para de exigir comida decente.


“Zé, no canteiro da Amoi só tem 4 banheiros para mais de 300 trabalhadores, olha o absurdo.”


- É um absurdo e um desrespeito a legislação que determina na NR 24 (Norma Regulamentadora) um banheiro para cada grupo de 20 trabalhadores. Vamos pra cima para garantir melhores condições de trabalho.


“Zé, na Vix os caminhões, empilhadeiras estão caindo aos pedaços e continuam sem ar-condicionado. Tem caminhão com buraco que chega a encher a cabine de lama e nos dias quentes de poeira. A empresa renovou contrato com a Usiminas, mas as condições de trabalho continuam as mesmas.”


- Tanto a Vix, como as demais contratadas e a Usiminas não estão nem aí em proteger a saúde e vida dos trabalhadores, só estão preocupadas com seus lucros. Melhores condições de trabalho, só virão com o fortalecimento da nossa luta.


“Zé, o prédio do RH está caindo aos pedaços e quem precisa ir até lá corre o risco de se acidentar.”


- Esse é só mais um exemplo do sucatão na planta da Usiminas em Cubatão e como eu já disse: para garantir melhores condições de trabalho, vamos ampliar a nossa mobilização.



Zé Protesto

“Zé, os telhados na usina estão parecendo queijo suíço, é buraco pra todo lado, a chuva cai nos barramentos de pontes rolantes, em painéis elétricos e as goteiras estão para todos os lados. Na portaria 2 por conta de tanto buraco, chove mais dentro do que fora e perto das atracas.”


- É mais uma irresponsabilidade da direção da usina, que coloca a vida dos trabalhadores em risco, qualquer hora pode acontecer um curto-circuito por conta dos equipamentos molhados. E a direção da empresa ainda tem a cara de pau de dizer que combate à dengue, com um monte de calha entupida”.


“Zé, a Usiminas e suas terceirizadas demitiu centenas de trabalhadores, incluindo trabalhadores na limpeza e com isso a sujeira se espalha pra todos os lados nas áreas da produção.”


- Limpeza garantida é só nas salas das gerências, mas na área produtiva onde os trabalhadores se lascam de tanto trabalhar, a limpeza não é feita há muito tempo. É só no fortalecimento da nossa luta que vamos acabar com tanto desrespeito.




Zé Protesto

“Zé, a alimentação na Usiminas vai de mal a pior. Falta mistura, a qualidade é cada vez pior, as filas são quilométricas.”


- Os trabalhadores na Sapore sofrem com o acúmulo de função e com as péssimas condições de trabalho, os trabalhadores na Usiminas sofrem com a pressão por mais produção e até na hora de se alimentar. Enquanto isso a direção da usina está numa boa, comendo do bom e do melhor.


“Zé, falando em restaurante, enquanto a gente amarga fila e comida ruim, no refeitório central a conversa é outra: não tem fila e a comida é melhor.”


- Enquanto tem trabalhador trazendo comida de casa, porque não dá pra comer a comida da usina, a direção da Usiminas se farta de comer bem à custa do trabalho do conjunto dos trabalhares. Já está mais do que na hora de voltar a virar o bandejão.




Zé Protesto

“Zé, a máquina de lavar bandejas no restaurante do LTQ2 está quebrada desde quinta feira(29/7). Toda a chefia da Usiminas está ciente e nada fazem. A resposta até agora é que estão comprando outro motor para substituir o queimado.”


- Realmente um absurdo. Cadê a empresa que contrata.


“Zé, na área de Energia e Utilidades quase ninguém recebe mais insalubridade nem periculosidade,

mesmo tendo contato com óleos, graxas, produtos químicos, gás natural.”


- A Usiminas continua dando calote no pagamento de direitos básicos, o sindicato buscará meios para exigir a realização de novos laudos de ambientes de trabalho, e é importante que os trabalhadores participem das ações chamadas pelo sindicato.



Zé Protesto

“Zé, a Usiminas Mecânica forneceu apenas 2 jogos de roupas aos trabalhadores e, diferente do que fazia a Enesa e faz a Amoi, não forneceu o serviço de lavanderia aos trabalhadores ou seja, são obrigados a levar roupas contaminadas com óleo, graxa e outros produtos químicos os quais tem contato nas áreas para lavar em suas residências.”


- Pra variar, já começou errada, ou seja, seguindo a risca a cartilha da Usiminas.


“Zé, não aguento mais comer essa comida ruim, não tem como melhorar isso? Pode até aumentar o desconto, não tem problema, mas é desanimador trabalhar o dia inteiro e chegar na hora do almoço eles servirem essa comida horrível.”


- Não tem que aumentar o desconto, tem é que servir uma refeição decente



Zé Protesto

“ Zé, enquanto a direção da usina e seus acionistas se fartam de tanto lucrar, os trabalhadores sofrem com arrocho salarial e as péssimas condições de trabalho. Olha o sucatão que está em Cubatão, é lixo e matagal para todos os lados.”


- A direção da usina não está nem aí com a proteção da saúde e da vida dos trabalhadores, só está preocupada em lucrar cada vez mais. Para garantir proteção às nossas vidas e aos nossos direitos o único caminho é a nossa luta.”


“Zé, os vestiários e banheiros estão cada vez mais sujos e isso em todas as áreas. É sujeira e insetos para todos os lados e nos finais de semana o lixo acumula ainda mais.”


– Enquanto a direção da empresa está numa boa, os trabalhadores sofrem até na hora de usar os vestiários e banheiros. A Usiminas e suas empreiteiras demitiram centenas de trabalhadores no início de pandemia e quem ficou tem que trabalhar por mais de três e em péssimas condições de trabalho.


“Zé, a usina em Cubatão está abarrotada de placas e não tem lugar para estocar mais nada, os pátios estão superlotados e com isso o chicote está estralando para cima dos companheiros com a exigência de dobras e entradas antecipadas.”


- E já tem lista passando para convocar os trabalhadores a virem trabalhar na folga com chefete lambe botas da usina fazendo pressão. A folga é um direito e é lutando que vamos garantir que o devido descanso seja respeitado.”




Zé protesto

“Zé, olha a situação da comida no restaurante do LTQ 2, a mistura vem tão dura que mal dá pra cortar.”


– Enquanto a direção da empresa se farta em seus banquetes, os trabalhadores que produzem o lucro mal têm como se alimentar. Isso só vai mudar na força da nossa mobilização.


“Zé, quem trabalha no turno das 15:00 horas não tem como resolver problemas no banco, pois a agência do Santander dentro da usina está funcionando só até as 14:00 horas.”


- A Usiminas e o Santander diminuíram o horário de atendimento com a justificativa que o problema é a pandemia, mas a realidade é que continuam mantendo os trabalhadores confinados dentro da usina e do banco e não estão preocupados com a contaminação. Esse é mais um exemplo do desrespeito dos patrões contra os trabalhadores.”




Zé Protesto

“Zé, a Ormec também está obrigando os trabalhadores a fazerem jornada irregular de 12 horas, é

muita pressão por dobras.”


- A Usiminas e suas contratadas não reintegram os trabalhadores que foram demitidos e obriga a quem ficou à jornadas irregulares impondo horas extras durante o dia de trabalho acima do que está na legislação. Isso só vai mudar no avanço da nossa luta.


“Zé olha a situação: a Usiminas não está fornecendo calça do uniforme para os trabalhadores. A gente solicita, mas o estoque está vazio.”


- É um absurdo, nem o uniforme que é o básico, a direção da Usiminas garante, é um desrespeito

atrás do outro que só vai mudar quando a mobilização se espalhar em cada área da usina.


“Zé, no restaurante do LTQ2 sabe qual era a mistura? Dois pedacinhos de salsicha e um filé de

frango cortado na máquina de frios, é uma vergonha e um desrespeito contra o trabalhador.”


- Arrocham o salário, pressionam por mais produção, obrigam os trabalhadores a fazerem dobras constantes e tiram até o alimento de quem está na produção. Como já disse várias vezes, isso vai mudar na hora que voltarmos a virar o bandejão.




Zé Protesto

“Zé, a Usiminas renovou o contrato com a VIX e a empresa dizia que iria trocar os equipamentos, mas até agora nada. Os caminhões basculantes, pás carregadeiras e empilhadeiras continuam na mesma situação, ou seja, sem ar condicionado.”


- A Usiminas e suas empreiteiras não estão nem aí com a saúde e a vida dos trabalhadores. Para garantir

melhores condições de trabalho e a devida proteção à vida é preciso fortalecer a luta de todos os

trabalhadores, os efetivos na Usiminas e os das terceirizadas.



Zé Protesto

“Zé, a vigilância da Usiminas, em alguns lugares da usina, só está fazendo fiscalização dos ônibus que levam trabalhadores nas empresas terceirizadas como na Ormec e na Enesa.”


- Essa é mais uma forma que a Usiminas usa para desrespeitar os trabalhadores e contra isso o caminho é luta do conjunto dos trabalhadores.



Zé Protesto

“Zé, na VIX a pressão por mais produção e ameaça de demissão só aumenta e as condições de trabalho são cada vez piores. Veja a situação dos banheiros que os trabalhadores são obrigados a usar.”


- Contra tanto desrespeito e pressão o caminho é a nossa mobilização. Só assim vamos baixar o salto desses chefetes que humilham os trabalhadores para puxarem o saco da direção da empresa.

--

“Zé, na Sapore a coisa vai de mal a pior: as trabalhadoras têm que ser virar para servir as refeições, lavar a louça e talheres, fazer higienização do refeitório, estão tirando delas até o devido tempo de alimentação e descanso de tanto trabalho que tem.”


- As denúncias sobre o desrespeito da Sapore contra os trabalhadores só aumentam, péssimas condições de trabalho, pressão e ameaças de demissão. Além de denunciar essa situação grave para os órgãos de fiscalização, é preciso juntos fortalecermos a nossa mobilização.





Zé Protesto

“Zé, perto da oficina de manutenção tem lixo acumulado há dias. É tanto lixo que os trabalhadores têm que andar na rua porque a sujeira já invadiu a calçada.”


- É máscara que não protege, aglomeração no vestiário, no refeitório e na produção e agora até lixo acumulado. A Usiminas não tem nenhum respeito pela saúde e pela vida dos trabalhadores. É só lutando que vamos preservar nossas vidas e nossos direitos."

--

“Zé, na Vix durante toda a pandemia só foi feito uma testagem para COVID 19 e ainda foi aquele teste rápido.”


- Estão vendo? A Usiminas e suas contratadas falam que estão preocupadas com a pandemia, mas é uma mentira deslavada, os patrões só estão preocupados com seus lucros, não estão nem aí com a vida dos trabalhadores. Para proteger nossas vidas, é só com nossa união e luta. União de todos os trabalhadores, os efetivos na usina e os que estão nas terceirizadas.”