Atenção: a data de votação da assembleia do Estatuto mudou: será nos dias 28, 29, 30 de novembro de 1° de dezembro
Como já informamos em vários Jornais do Sindicato, nas assembleias com os trabalhadores na Usiminas, nas metalúrgicas e com os aposentados, a direção do Sindicato está propondo alterações no Estatuto do Sindicato para avançar em nossa organização.
Nas mudanças necessárias estão a retirada de artigos que foram feitos numa época em que o Sindicato não estava nas mãos dos trabalhadores, um dos pontos mais importantes é colocar no Estatuto a forma de funcionamento da diretoria que já existe, o colegiado, ou seja, uma forma de funcionamento em que o conjunto da direção tem obrigações e a direção não está somente nas mão de uma pessoa, mas sim do conjunto.
A mudança que estamos propondo acaba com o presidencialismo e avança em nossa organização coletiva: no colegiado é o conjunto da direção que responde pelas ações do Sindicato e não somente uma pessoa, essa forma contribui para avançarmos na luta coletiva dos trabalhadores.
Já estamos há tempos organizando o Sindicato dessa forma e agora chegou a hora de colocarmos isso também no Estatuto. Essa forma de organização contribuiu para avançarmos em nossa luta nos locais de trabalho, juntos aos aposentados e no atendimento diário no Sindicato.
A alteração da data da assembleia precisou ser alterada por conta das várias atividades do Sindicato principalmente nas mobilizações da Campanha Salarial na Usiminas e nas metalúrgicas