Aposentados e pensionistas do INSS que recebem benefícios com valor acima de um salário mínimo terão reajuste de 6,20% em 2013. O reajuste atinge cerca de nove milhões de beneficiários.
A portaria dos ministérios da Fazenda e Previdência Social com os índices de reajustes destes benefícios e a nova tabela de contribuições foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9).
Já os que recebem até um salário mínimo terão um aumento de 9%. Isto ocorre porque o valor dos benefício acompanha o do mínimo, que foi reajustado pelo governo, no final do ano passado, de R$ 622 para R$ 678. O novo valor do salário mínimo entrou em vigor no dia 1º de janeiro.
Também foram estabelecidas as novas alíquotas de contribuição do INSS dos trabalhadores empregados, domésticos e trabalhadores avulsos. As alíquotas são de 8% para aqueles que ganham até R$ 1.247,11, de 9% para quem ganha entre R$ 1.247,12 e R$ 2.078,52, e de 11% para os que ganham entre R$ 2.078,53 e R$ 4.159,00
O teto da Previdência para 2013 é de R$ 4.159,00