Dia Internacional da Mulher

07/03/22

Essa data passou a ter significado porque no dia 08 de março de 1857, várias operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, ocuparam a fábrica onde trabalhavam e resolveram fazer greve para exigir melhores condições de trabalho, tais como: redução de carga horária, equiparação de salários com os homens, quando o trabalho executado fosse o mesmo (normalmente as mulheres recebiam um terço do valor pago a um homem na mesma função), tratamento digno e respeito (sem assedio moral ou sexual).


A manifestação foi muito mal recebida e o movimento rechaçado com tanta violência que essas pobres mulheres foram trancadas na fábrica, que foi incendiada. Esse ato bárbaro e inclemente resultou na morte de 130 artesãs.


Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 08 de março passaria a ser lembrado como o “Dia Internacional da Mulher” em homenagem a essas guerreiras, que morreram carbonizadas lutando pelos direitos de todas as mulheres.


A intenção não foi apenas comemorar o dia, mas sim criar ambiente para que o papel da mulher na sociedade passasse a ser discutido no mundo todo através de debates, conferências e também para diminuir o preconceito, a violência masculina e as desvantagens sociais.


Hoje em dia, mesmo com todos os avanços, as mulheres ainda sofrem em muitos locais de trabalho, os salários continuam mais baixos e as desvantagens na carreira social continuam presentes.


Várias conquistas foram alcançadas, mas muito ainda precisa ser mudado, pois há mulheres em todas as partes do mundo que continuam sofrendo, sendo espancadas, assediadas e desrespeitadas como seres humanos.

+ artigos