O Metalúrgico #331

14 de novembro de 2014

Índice:

-Bem-estar do trabalhador também é um direito no ambiente de trabalho;
-Trabalhadores da Ankei Molas e Soldas (J. A. C. Posto de Molas), agora são representados pelo Sindicato;
-NR-24 trata das condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho;
-Reeferbras: processo de eleição da Cipa está com inscrição aberta;
-Ruivo & Ruivo: perícia foi realizada;
-Assédio moral na Extintec;
-Metalúrgica Hopper sofre interdição por insegurança;
-Curtas;
-Participe do Abaixo-assinado “Por que defendemos a Aposentadoria Especial?”;
-Está na hora de você escalar sua equipe e participar da 8ª Copa de Futsal dos Metalúrgicos;



Bem-estar do trabalhador também é um direito no ambiente de trabalho

Além de enfrentarem problemas que se tornaram rotina como, atraso no pagamento dos salários, do adiantamento, não pagamento das horas extras, entre outros, os trabalhadores têm encontrado mais transtornos em seu dia a dia: as condições de higiene que, em algumas empresas, atingem níveis alarmantes.

Como exemplo, a Montman - Montagens e Manutenção Industrial que, além das dificuldades comuns, os trabalhadores ainda encontram um ambiente totalmente desagradável. Material de limpeza no armário misturado com mantimentos e roupas sujas, lixo embaixo da mesa, banheiro sujo e sem lavatório, sem contar com equipamentos de proteção individual (EPI’s), também sujos e vencidos.



Trabalhadores da Ankei Molas e Soldas (J. A. C. Posto de Molas), agora são representados pelo Sindicato

Os trabalhadores da Ankei Molas e Soldas, empresa que vinha seguindo o Sindicato do Comércio, a partir de agora serão representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Baixada Santista. Em reunião realizada com representante da empresa, foi feita alteração da data-base que passa para abril no próximo ano, seguindo o Simees. Neste mês de novembro, o aumento foi de 10%.

A proposta encaminhada pela empresa foi apresentada em assembleia, realizada no último dia 12, e aprovada pelos trabalhadores.



NR-24 trata das condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho

De acordo com a NR-24, as empresas devem oferecer locais adequados para refeição e a garantia de conservação dos alimentos daqueles que trazem de casa. Cozinhas e refeitórios devem ser arejados, bem iluminados e com fornecimento de água potável.

BANHEIROS: LIMPEZA DEVE SER CONSTANTE
As instalações sanitárias devem ser submetidas a processo permanente de higienização durante toda a jornada de trabalho.

HIGIENE É PRIORIDADE EM QUALQUER SETOR DA EMPRESA
Ou seja, nas empresas as instalações sanitárias, vestiários, refeitórios, cozinhas, o serviço de limpeza é essencial para que prevaleça a higiene. Além de se tratar de condição básica para a saúde, sua falta pode originar prejuízos a saúde e ao bem-estar dos trabalhadores.



Reeferbras: processo de eleição da Cipa está com inscrição aberta

Estão abertas as inscrições para candidatos à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA, na Reeferbras, em atendimento a Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), do Ministério do Trabalho . Os interessados em participar devem se dirigir ao setor responsável da empresa até o dia 26.11.2014 para fazer inscrição. A eleição acontece no dia 02 de dezembro, no horário comercial.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser consultar as leis sobre seus direitos procure o Sindicato (Av. Ana Costa, 55, em Santos), ou ligue: 3226-3577.

Participe!



Ruivo & Ruivo: perícia foi realizada

Foi realizada perícia na empresa que foi acompanhada pelo Sindicato e engenheiro de segurança. O Sindicato está agendando reunião com a empresa para dar continuidade ao trabalho e, caso haja alguma novidade, estará informando aos trabalhadores.



Assédio moral na Extintec

O Sindicato recebeu denúncia de assédio moral na empresa. Diante disso, foi convocada reunião com a empresa que se manteve irredutível em rever a posição, sugerida pelo Sindicato. Caso persista, medidas cabíveis serão tomadas contra mais esse ataque.



Metalúrgica Hopper sofre interdição por insegurança

Foram feitas várias denúncias sobre as condições de insegurança nos equipamentos da empresa. Apesar dos prazos concedidos para que se adequasse às orientações de segurança, a Hopper não cumpriu.

A empresa foi multada por duas vezes e teve os equipamentos interditados até que haja uma solução.

O Sindicato informa que já existe processo de insalubridade tanto na Hopper como na Metalmar, também por insegurança nos equipamentos.



Curtas

BUREAU - o Sindicato convocou a empresa para mesa redonda no próximo dia 18.11.2014. A Bureau não apresentou o PPRA e PCMSO e tão pouco os comprovantes de pagamento da PLR.

JAIRTON BENEDITO - Depois do Sindicato cobrar a multa por atraso no pagamento da PLR, a empresa enviou os comprovantes.

CARONE - Trabalhadores da empresa reunidos em assembleia no dia 17/10, aprovaram o acordo coletivo.

ANELMAR - O processo de insalubridade está com audiência e julgamento marcados para 19 de dezembro próximo.

SUBITO - Acontece no próximo dia 24/11 na 3ª Vara do Trabalho, em Santos, a primeira audiência do processo de insalubridade.



Participe do Abaixo-assinado “Por que defendemos a Aposentadoria Especial?”

Procure o diretor do Sindicato e se informe.



Está na hora de você escalar sua equipe e participar da 8ª Copa de Futsal dos Metalúrgicos

É hora de mostrar seu futebol e se confraternizar. O Grêmio Recreativo e Esportivo dos Metalúrgicos (Gremetal), está com inscrições abertas para a 8ª COPA DE FUTSAL DOS METALÚRGICOS. Para participar é necessário que os trabalhadores sejam associados ao Sindicato.

Mais informações é só comparecer na secretaria do Grêmio (Rua Paraná, 156 - Vila Mathias, em Santos), ou ligar 3221-3281.

+ boletins