O Metalúrgico #465

19 de maio de 2017

Índice:

-Acorda peão: governo ataca direitos! E você, vai ficar aí parado?;
-Campanha Salarial: patrões se mantém irredutíveis;
-Montman: Trabalhadores decidem entrar em Estado de Greve;
-Kaloo: audiência marcada;
-Assédio moral na Santos Tank;
-Fockink e RJJ acertam hora extra;



Acorda peão: governo ataca direitos! E você, vai ficar aí parado?

O dia 28 de abril foi um marco na história de lutas da classe trabalhadora em todo país. Aqui na região, trabalhadores de várias categorias, juntos com seus sindicatos, paralisaram as atividades de inúmeras empresas, demonstrando a revolta contra as propostas do governo Temer e apoiadas por boa parte dos deputados, inclusive os três representantes da Baixada Santista, de “desmonte” da Previdência, da reforma trabalhista e da nova lei da terceirização. Nunca na história do Brasil houveram tantos ataques aos direitos dos trabalhadores. Juntas, essas medidas, irão aumentar a precarização e, consequentemente, o empobrecimento do trabalhador.


O “desmonte” da Previdência Social

A temida Reforma da Previdência, ataca direitos adquiridos há tempos, como o da aposentadoria que poucos conseguirão. Como exemplo, se você começar a trabalhar com 16 anos de idade, terá que contribuir com a Previdência durante 49 anos para ter direito, aos 65 anos, a aposentadoria. Ou seja, você vai trabalhar até morrer.


Reforma Trabalhista: mais poder para os patrões

O enfraquecimento da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, proposta pelo governo dará mais poder para os patrões na Reforma Trabalhista. Prevalecerá o acordado sobre o legislado, ou seja, será o que o patrão quiser e não o que a lei determina.

Como exemplos temos a jornada de 8 horas que poderá ser estendida até 12 horas. Diminuirá o intervalo de 01 hora para refeição e descanso para 30 minutos. Horas-extras irão para o famigerado banco de horas. E tem mais: as férias serão parceladas em três vezes. É mole!?


Veja o engodo da Terceirização

A proposta de terceirização, já sancionada pelo governo Temer, atingirá trabalhadores que executam atividade-fim, ou seja, aquela para a qual a empresa foi constituída, acarretando demissões, rebaixamento dos salários e o aumento da jornada de trabalho.

Além disso, expõe o trabalhador à risco constante de acidentes. Uma verdadeira enganação para a classe trabalhadora. 

Se você perceber, as propostas impostas pelo governo atingem somente os trabalhadores. Não se vê nada em relação aos patrões, muito pelo contrário, eles são os principais beneficiados.

É contra tudo isso que precisamos ir à luta. Não adianta ficar choramingando por aí. Denuncie as irregularidades na empresa que você trabalha. Participe do seu Sindicato. ACORDA PEÃO!



Campanha Salarial: patrões se mantém irredutíveis

O sindicato patronal continua irredutível em avaliar a proposta aprovada em assembleia pelos trabalhadores da Campanha Salarial. Em reunião de negociação, a diretoria do Sindicato recusou a proposta que a empresa tenta impor. Inclusive, não foi dada a oportunidade do Sindicato apresentar a proposta deliberada pelos trabalhadores em assembleia. É o que ela quer e fim de papo.

Diante disso, o Sindicato deve dar início à atividades políticas já que a empresa não aceita discutir a proposta. Também deixamos claro que estamos à disposição para abrir discussão sobre o assunto.



Montman: Trabalhadores decidem entrar em Estado de Greve

Na assembleia realizada no último dia 10, trabalhadores da empresa decidiram entrar em Estado de Greve motivados pelo descumprimento por parte da Montman da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a concessão de Vale Refeição abaixo do convencionado e a compensação de horas de forma irregular.

Além disso, o Sindicato está apurando o fato dos trabalhadores estarem prorrogando a jornada de trabalho depois do ponto fechado. O processo do Vale Refeição está com audiência marcada para o próximo dia 22.



Kaloo: audiência marcada

O Sindicato entrou com processo por descumprimento de direitos dos trabalhadores como o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados, a PLR de 2015 e 2016 e, consequentemente das multas normativas de acordo com a Convenção Coletiva.

O Juiz marcou audiência para o próximo dia 13 de setembro. Fique ligado.



Assédio moral na Santos Tank

Pressão, xingamentos e constrangimento. Essa foi a denúncia recebida pelo Sindicato do que vem ocorrendo na empresa.

Em reunião do Sindicato com a Santos Tank, os representantes se comprometeram a verificar e sanar a irregularidade.

Informamos que caso persista o assédio moral, tomaremos outras providências.



Fockink e RJJ acertam hora extra

Depois da solicitação do Sindicato, as empresas pagaram no último dia 05, a diferença (mais 50%) das horas-extras realizadas pelos trabalhadores aos sábados que, de acordo com a Convenção deve ser de acrescida de 100%.

Somente assim, em conjunto com o Sindicato, é que os trabalhadores garantem seus direitos.


+ boletins