O Metalúrgico - Aposentados #586

26 de dezembro de 2019

Índice:

-A luta tem que continuar!;
-Os ataques de Bolsonaro aos aposentados;
-Melhorias na estrutura marcam atual gestão;
-REUNIÃO MENSAL dos Aposentados;



A luta tem que continuar!

A última quinta-feira dos meses do ano se transformaram num dia especial no Sindicato: a reunião dos metalúrgicos aposentados e pensionistas que, de início, tinha a proposta de discutir apenas o plano de saúde, mas hoje, depois do café da manhã que já se tornou tradicional, são discutidos também outros assuntos e oferecidos diversos procedimentos de exames de saúde.


METALÚRGICOS APOSENTADOS, EXEMPLO DE LUTA


O ano não foi fácil pra ninguém. E para os aposentados não poderia ser diferente. Porém, uma coisa faz inveja à muitas categorias: a mobilização dos companheiros que lotam o auditório em todas as reuniões e quando são chamados à luta em manifestações e protestos, estão sempre presentes.


ANDAMENTO DOS PROCESSOS


Atualizando as últimas informações, o processo para o retorno dos que migraram de plano: estamos aguardando julgamento do recurso da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), em São Paulo no Tribunal de Justiça. Em Santos, o juiz determinou a perícia técnica para apurar o aumento abusivo. O processo já está nas mãos do perito judicial para cálculo.



Os ataques de Bolsonaro aos aposentados

A MP 871 foi aprovada para passar "pente fino" no INSS e trouxe consigo uma série de consequências


As revisões e os cortes de Benefícios de Prestação Continuada (BCPs), de auxílio-doença e de aposentadorias tiveram início no governo Temer (MDB) e foram aprofundadas no governo Bolsonaro (sem partido). Este ano, a Lei 13.846 (conversão da Medida Provisória nº 871) designou os programas para analisar benefícios com indícios de irregularidades e revisar benefícios por incapacidade. Na prática, aprofundam "revisões" para cortar INSS de doentes, pensionistas, dentre outros. Foram alvo do “pente-fino” do INSS beneficiários que estavam há dois anos ou mais sem passar por revisão.


O resultado disso, por exemplo, foi que cerca de 3 mil pessoas vivendo com HIV/Aids perderam a aposentadoria por invalidez desde 2017. Muitas dessas pessoas estão na faixa dos 50 ou 60 anos de idade e fora do mercado de trabalho há mais de 10 anos. Quando essas pessoas recorrem ao judiciário, são comunicadas que ainda estão em idade produtiva e que não têm sinais aparentes da doença. Além disso, a Justiça afirma que, por viverem em centros urbanos, conseguir uma vaga de emprego é mais fácil, o que é uma grande mentira frente aos índices cada vez mais altos de desemprego e de trabalhos intermitentes precários.


O governo fez demagogia ao afirmar que ia adiantar o 13º de aposentados: sabe que estão tirando direitos e aprofundando ataques também a esses trabalhadores. Esse é o projeto de país que Bolsonaro e Guedes querem, não só tornar a aposentadoria praticamente impossível com a aprovação da Reforma da Previdência, com aumento da idade mínima e do tempo de contribuição para se aposentar, mas também colocando uma série de revisões aos que já são beneficiários, cortando auxílio doenças, etc. 


Sem ligar para os trabalhadores, para a juventude e para o povo pobre, esse governo só se preocupa em garantir os benefícios dos grandes empresários. Para eles, não importa se são aposentados que não têm mais condição de voltar ao trabalho, doentes que podem ter suas vidas colocadas em risco, pois o que prezam é apenas o lucro dos patrões.


Apenas a força dos trabalhadores da ativa e aposentados junto com a juventude pode derrotar esse projeto e impor uma saída para que o governo e sua corja paguem pela crise. Para isso, é necessário ir à luta e combater essa política que só ataca trabalhadores aposentados retirando direitos.



Melhorias na estrutura marcam atual gestão

Fachada do Ambulatório Fachada do Ambulatório
Banheiros reformados Banheiros reformados
Banheiros reformados Banheiros reformados
Subsede Guarujá Subsede Guarujá
Elevador Elevador
Reforma dos banheiros do Gremetal Reforma dos banheiros do Gremetal
Reforma dos banheiros do Gremetal Reforma dos banheiros do Gremetal
Sede Cubatão Sede Cubatão
Sede Cubatão Sede Cubatão
Sede Cubatão Sede Cubatão
Nova iluminação do auditório Nova iluminação do auditório

Independente da luta dos trabalhadores da ativa e aposentados, nos últimos anos temos realizado diversas mudanças na estrutura da sede do Sindicato, em Cubatão e nas subsedes de Santos e Guarujá. Além das modificações que você vê (iluminação, ar-condicionado, entre outras), estamos realizando reformas nas instalações elétricas e também nas hidráulicas, ou seja, aquela que você não vê. Também é importante ressaltar que o trabalho está sendo realizado por trabalhadores efetivos do Sindicato, responsáveis pela manutenção dos prédios, reduzindo o custo caso estivéssemos contratado uma empreiteira.


Esse é o resultado de um trabalho que é feito com a contribuição dos associados e realizado com seriedade e transparência.



REUNIÃO MENSAL dos Aposentados

30/01

10 HORAS


ASSUNTO: ANDAMENTO DO PROCESSO DO PLANO DE SAÚDE


SINDICATO, EM SANTOS

AV.ANA COSTA,55

Local: Av. Ana Costa, 55 - Vila Mathias - Santos/SP - Brasil
Data: 30/01/20
Horário: 10h

+ boletins