O Metalúrgico #589

30 de janeiro de 2020

Índice:

-Destruição da Previdência e regalias para os militares: essa é a resposta do governo Bolsonaro para o sofrimento de milhões que estão na fila do INSS;
-Violação de direitos: Usiminas quer controlar a vida dos trabalhadores;
-No LTF, jornada irregular e mais pressão das chefias por produção;
-Depois de muita cobrança do Sindicato, começou a reforma dos acessos para as pontes rolantes, mas só Isso não basta:;
-SOLIDARIEDADE - DOAÇÃO DE SANGUE;
-Zé PROTESTO;



Destruição da Previdência e regalias para os militares: essa é a resposta do governo Bolsonaro para o sofrimento de milhões que estão na fila do INSS

O ano de 2020 começou com milhares de trabalhadores e idosos formando filas no INSS porque até agora não conseguiram receber seus devidos direitos previdenciários.


Começou com o governo Temer e se aprofundou com o governo Bolsonaro os ataques a Previdência, que provocou a cassação de milhares de aposentadorias por invalidez colocando na rua da amargura trabalhadores que não têm as mínimas condições de retorno ao trabalho e agora não têm o mínimo para viver com dignidade.


Além de sua desumana reforma da Previdência, Bolsonaro junto com seu ministro dos patrões, Paulo Guedes quer acabar de vez com o que ainda resta dos serviços públicos, o ministro da economia, já afirmou que junto à aposentadoria de muitos servidores que se aproxima, seu objetivo é acabar com os concursos públicos e junto a isso está fechando várias agências do INSS.


Hoje quando um trabalhador procura o INSS para requerer seja sua aposentadoria, auxilio natalidade, BPC, auxilio doença comum, auxílio-acidente etc, a orientação do governo é que o trabalhador não seja atendido na agencia, para solicitar seu benefício ou ele tem que ter acesso a internet ou então aguardar por semanas até ser chamado pelo agendamento do telefone 135. 


A medida do governo para dizer que vai resolver o problema dos processos acumulados no INSS, foi a convocação de militares da reserva para fazer atendimento: enquanto idosos madrugam nas filas para fazerem prova de vida, enquanto trabalhadores têm direitos cassados com altas programadas e perda de aposentadorias, os militares que foram protegidos na reforma da Previdência, foram novamente privilegiados por esse governo saudoso da ditadura militar e inimigo dos trabalhadores.


Os militares não têm nenhuma capacidade técnica para analisar processos, não entendem da legislação previdenciária, mas receberão um agrado em forma de adicional de 30% do governo para fazer a falsa propaganda que o problema dos quase 2 milhões de processos acumulados no INSS está sendo resolvido.


Faltam no mínimo 20 mil trabalhadores na Previdência, enquanto o governo finge que vai treinar os militares, treinamento que vai custar quase R$ 15 milhões, a fila da INSS vai só aumentando, como aumenta o sofrimento dos trabalhadores.


É preciso fortalecer a luta por concurso público já e melhores condições de trabalho e atendimento, e isso não pode ser uma luta só dos trabalhadores do Estado, mas sim uma luta do conjunto da classe trabalhadora. 



Violação de direitos: Usiminas quer controlar a vida dos trabalhadores

No dia 18 de janeiro, na área do recozimento 2, as chefias a mando da direção da Usiminas entregaram chips de monitoramento para seis trabalhadores, dois por cada turno, a ordem para os trabalhadores é a de que os chips devem ficar no crachá durante toda a jornada de trabalho e fora dela também. Quando entregaram os chips, ainda fizeram os trabalhadores assinarem um termo de responsabilidade, ou seja, além de violarem a privacidade das pessoas, ainda querem jogar nas costas do trabalhador, o cuidado e guarda desses objetos.


Vejam o absurdo: a Usiminas quer controlar todos os passos do trabalhador dentro e fora da usina, isso é invasão, violação de direitos, crime.


A intenção da Usiminas, é constranger e controlar cada passo do trabalhador dentro da área, (até sua ida ao banheiro vai ser monitorada) e fora da usina também, isso vai além do assédio moral que também é crime.


Assim que o Sindicato soube de mais essa violência da direção da Usiminas contra os trabalhadores, entramos em contato com os representantes da usina exigindo uma reunião e a retirada desses chips dos crachás.


Até agora a direção da usina não marcou reunião, e veio com a desculpa esfarrapada de que os chips seriam usados para verificar o trajeto dos ônibus. É mole? É muito desrespeito à inteligência dos trabalhadores.


Se a direção da usina, manter esse absurdo de rastrear a vida dos trabalhadores, o Sindicato vai entrar com as devidas ações judiciais e também denunciar mais essa prática criminosa da Usiminas ao Ministério Público do Trabalho. Além disso, e mais importante, é em cada área, juntos fortalecermos nossa mobilização em defesa dos direitos.



No LTF, jornada irregular e mais pressão das chefias por produção

No setor de manutenção de ponte rolante na troca do truck da PR18 do LTF o chicote estralou, as chefias fizeram uma bagunça nos horários dos trabalhadores, os horários mudam a cada dia e além disso, o número de trabalhadores é tão pequeno e a pressão é tão grande que estão passando por cima até do devido tempo pra fazer a refeição. E a gerente do acabamento no LTF está obrigando os trabalhadores a registrarem o ponto à 1 h da manhã no turno C quando fazem hora extra, dessa forma os trabalhadores perdem no mínimo meia hora esperando os táxis.



Depois de muita cobrança do Sindicato, começou a reforma dos acessos para as pontes rolantes, mas só Isso não basta:

Depois de muita cobrança do Sindicato e das várias denúncias dos trabalhadores, finalmente a Usiminas decidiu mandar reformar os acessos para as pontes rolantes no Pátio de Placas da Aciaria.


A coisa estava tão feia que os acessos foram isolados, e por isso os operadores e os trabalhadores da manutenção tinham que se deslocar por uma grande distância para acessar os equipamentos. Mas tem mais: o acesso da PR 442 que foi reformado, só foi colocado proteção em três lados, por isso continua chovendo nas escadarias e isso precisa ser resolvido logo.



SOLIDARIEDADE - DOAÇÃO DE SANGUE

Lorenzo Liceras Valeiras, de três anos, está necessitando de doação de sangue. Ele é neto de nosso companheiro Sidnei Valeiras.


Quem puder doar sangue, procurar o Colsan Santos, rua Oswaldo Cruz, n 197, Boqueirão- Santos/SR de segunda a sábado das 8h até 12h 30.



Zé PROTESTO

- "Zé a produção no porto está a todo vapor e o chicote estralando nas costas dos trabalhadores com dois navios em operação e a VIX não está nem aí para os trabalhadores que estão operando empilhadeira sem ar condicionado e na área os caminhões basculantes também não têm ar condicionado faz tempo"

- A chefia sabe de tudo isso, não faz nada. Isso só vai mudar com a força da nossa luta.

--

- "ZÉ, a ENERGEC está dando calote no FGTS e as condições de trabalho só pioram.”

- A ENERGEC que é mais uma terceirizada na Usiminas, não deposita regularmente o FGTS dos trabalhadores, as condições de trabalho são cada vez piores, e o vestiário instalado no canteiro está imundo. E o tal convênio médico, ficou só na promessa não cumprida. Pra mudar essas situação é preciso continuar a denunciar os ataques da empresa e lutar.

+ boletins