O Metalúrgico #598

03 de abril de 2020

Índice:

-O Sindicato está na luta em defesa da vida e dos direitos;
-É só a luta que garantirá a proteção à nossa vida e aos direitos;
-Leia com bastante atenção as informações sobre o que acontecerá nos próximos dias;
-Para defender a vida e os direitos não tem outro caminho que seja nossa luta;
-Dicas do Zé Protesto;



O Sindicato está na luta em defesa da vida e dos direitos

A Usiminas só está preocupada com seus lucros


Vivemos um momento muito difícil no mundo todo, em que a pandemia provocada pelo coronavírus já infectou mais de meio milhão de pessoas e matou mais de 30 mil, mas em como em outros momentos, os patrões e seus governos só estão preocupados com seus lucros.


Os Sindicatos dos Metalúrgicos da Baixada Santista/SP e em Ipatinga/MG estão juntos com a Intersindical, na luta em defesa da vida e dos direitos dos trabalhadores. Nossa primeira exigência à Usiminas assim que foi declarada a pandemia do coronavírus, foi que a empresa colocasse todos os trabalhadores em licença remunerada, para garantir uma das principais medidas indicadas pelos órgãos de saúde, que é evitar a aglomeração e garantir o isolamento social.


A Usiminas por várias semanas fugiu do Sindicato, mantendo os trabalhadores aglomerados na usina e exigindo dobras e antecipações para garantir a produção de seus pedidos. Só depois que começou a ter pedidos prorrogados, apresentou uma proposta de antecipação das férias coletivas.


A proposta da Usiminas é colocar em férias coletivas a maior parte dos trabalhadores na usina em Cubatão/SP, seja quem tem férias agora, aqueles que têm férias a vencer ou antecipando férias futuras. Mas, a Usiminas não pagará o 1/3 na saída das férias e nem o abono de férias no momento de retorno, os pagamentos serão efetuados até o dia 20 de dezembro de 2020.


O Sindicato pressionou pelo pagamento do 1/3 das férias e do abono nos prazos normais, mas diante da grave situação, decidimos por garantir que o maior número de trabalhadores não fique confinado na usina.


Durante todas as reuniões, o Sindicato defendeu a estabilidade no emprego até o final de 2020 e a suspensão do pagamento dos empréstimos e dos procedimentos médicos durante esse período mais grave da crise


O salário já está arrochado há muito tempo, é por isso que os trabalhadores buscam os empréstimos e, além disso, os trabalhadores são obrigados a pagar de uma vez só vários procedimentos médicos que há muito tempo o plano de saúde acumula.


Todas essas reivindicações estão no documento enviado pelo Sindicato para a Usiminas, mas a direção da usina se recusou a garantir a estabilidade e também a suspensão durante esse período, dos empréstimos e dos serviços de atendimento médicos.



É só a luta que garantirá a proteção à nossa vida e aos direitos

O Sindicato concordou com as férias coletivas para garantir que os trabalhadores não fiquem confinados dentro da usina, pois hoje estão na mira da contaminação pelo coronavírus.


Não concordamos com nenhuma redução de direitos. A Usiminas vai ter que pagar tanto o 1/3, como o retorno de férias ainda esse ano. E no ano que vem, os pagamentos têm que ser feitos nos devidos prazos, ou seja, pagar 1/3 no momento da saída das férias e o abono, no retorno de férias.


A Usiminas não aceitou garantir estabilidade no emprego para os trabalhadores até o final do ano, porque quer se aproveitar da crise, para demitir os trabalhadores e contra isso não tem outro caminho que não seja lutar.


A hora agora é de lutar em defesa da saúde e da vida e, logo no retorno das férias, a luta vai ser por garantir os empregos e os direitos. Vamos firmes com o Sindicato lutar em defesa da vida, dos empregos e dos direitos.



Leia com bastante atenção as informações sobre o que acontecerá nos próximos dias


E se tiver mais dúvidas, ligue imediatamente para os diretores do sindicatos nos números que estão ao final dessa matéria


Na planta da usina em Cubatão/SP, a empresa disse que vai colocar mais de 90% dos trabalhadores em férias coletivas a partir do dia 06 de abril por 30 dias: seja para os trabalhadores do turno e para o setor administrativo. Se você ainda tinha dias de férias para tirar, esses dias vão ser tirados agora. Se você não tinha férias a vencer agora, suas férias serão antecipadas.


Na planta de Ipatinga/MG, as férias começam no setor administrativo: segundo os representantes da usina, em Ipatinga, nos próximos dias, 500 trabalhadores do setor administrativo serão colocados em férias coletivas, há previsão de férias também para os trabalhadores que estão nos turnos.


O pagamento do 1/3 de férias não será feito no retorno ao trabalho: o pagamento do 1/3 de férias não será feito junto com o pagamento das férias, mas sim até o dia 20/12/2020.


O pagamento do retorno de férias será feito até o dia 20/12/2020: preste atenção, só nesse ano, o pagamento do abono não será feito no retorno das férias, mas até o dia 20/12/2020.


A prorrogação do pagamento do 1/3 e do retorno de férias só serão feitas agora nesse momento de pandemia: em 2021 seja o 1/3 das férias, como o abono de retorno de férias serão feitos nos devidos prazos, ou seja, 1/3 na saída das férias e o abono no retorno das férias.


As férias coletivas neste momento podem ser prorrogadas por mais 30 (trinta) dias.


Telefones dos diretores do Sindicato (Plantão: 3226-3577) - Gato: 99716-8512 - Cascatinha: 99141-7684 - Maicon: 98185-2928 - Ramiro: 99136-5460 - Elton: 98185-2929 - Silvio: 98185-2882 - José Luiz: 98185-2888 - Lobo: 99104-1382 - Fernando: 99136-8963 - Julio: 99105-4037 - Humberto: 99716-8511 - Luizão: 99136-3319 - Jair: 99137-1264 - Ismael: 99136-6757 - Edson: 99136-6397 - Ivan: 98117-7109.



Para defender a vida e os direitos não tem outro caminho que seja nossa luta

Os patrões só olham para os trabalhadores preocupados com seus lucros, por isso que eles colocam alguns ricos da sua turma para falar que não tem problema nenhum se uns 7 mil morrerem por causa do coronavírus. A conta que os patrões fazem é a seguinte: podem morrer milhares de trabalhadores porque, mesmo assim, terão milhões de trabalhadores para serem explorados.


Mas para nós, todas as vidas dos trabalhadores importam e é na luta que juntos garantiremos proteção a nossas vidas e aos nossos direitos.



Dicas do Zé Protesto

Formas de prevenção ao Coronavírus


1. Lavar as mãos até a metade do pulso, esfregando também as partes internas das unhas;


2. Usar álcool em gel para limpar as mãos antes de encostar em áreas como olhos, nariz e boca;


3. Tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo;


4. Evitar aglomerações;


5. Usar máscara caso apresente os sintomas;


6. Evitar tocar nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos;


7. Manter a distância de dois metros de pessoas tossindo ou espirrando;


8. Limpar com álcool objetos tocados frequentemente;


9. Evitar cumprimentar com beijos no rosto, apertando mãos ou abraçando;


10. Evitar sair de casa caso apresente algum sintoma de gripe;


11. Utilizar lenço descartável quando estiver com nariz escorrendo;


12. Se informar sobre os métodos de prevenção e passar informações corretas.

+ boletins