O Metalúrgico #600

27 de julho de 2020

Índice:

-Dia 30/07 tem assembleia;
-Bolsonaro passa por cima da dor de milhões de trabalhadores e, para atender os interesses dos patrões, lança pacote que ataca direitos;
-Campanha de Sindicalização: Se com sindicato já é difícil para o trabalhador conquistar e garantir direitos, imagina sem;



Dia 30/07 tem assembleia

Campanha Salarial não é brincadeira. É quando os trabalhadores garantem e ampliam seus direitos. Salário decente e melhores condições de trabalho não caem do céu, eles são resultado da luta. Por isso, o trabalhador precisa entender isso de uma vez por todas e participar das reuniões e assembleias do Sindicato.


Registro em carteira, jornada de trabalho, férias, 13º salário existem porque lutamos para garantir que eles estivessem na lei. Estabilidade no emprego para os trabalhadores que são vítimas de acidentes e doenças provocadas pelo trabalho, adicionais, licença maternidade, piso salarial exigência de EPI, são conquistas porque fomos à luta para que estivessem na Convenção Coletiva.


O patrão está sempre organizado no sindicato dele, o patronal, defendendo os direitos dele. E o trabalhador precisa fazer o mesmo, ou seja, participar do seu sindicato, o dos trabalhadores.


A esperança de um ano promissor se transformou num pesadelo em meados de março com o início da pandemia do Covid-19.


Os trabalhadores, além dos baixos salários e das péssimas condições de trabalho, têm uma preocupação a mais: perder o emprego num momento muito difícil, ainda mais nessa pandemia. Por isso, é necessário os trabalhadores estarem unidos porque só assim somos mais fortes.


Patrões apresentam nova proposta


Depois de ter rejeitada em assembleia a proposta apresentada e de discussões sobre o reajuste salarial, o Simees, das empresas metalúrgicas, apresentou nova proposta. Na assembleia da próxima semana vamos discutir também a proposta encaminhada pelo Sindisider para os trabalhadores do comércio de produtos siderúrgicos.


Para saber como vai ficar a situação para o próximo ano, é importante que você participe da assembleia que será realizada no dia 30 de julho (quinta-feira), com primeira chamada às 18h e segunda convocação às 18h30, na subsede do Sindicato, em Santos (Av. Ana Costa, 55).


ASSEMBLEIA geral

Dia:30/07/2020 (5ª feira)

1ª chamada: 18h

2ª chamada: 18h30

Local: Av. Ana Costa, 55 Vila Mathias - Santos

Apresentação das propostas do Simees e do Sindisider para a Campanha Salarial 2020


O que a gente tem que fazer? Se organizar e participar da assembleia no Sindicato. Não da é pra ficar parado!



Bolsonaro passa por cima da dor de milhões de trabalhadores e, para atender os interesses dos patrões, lança pacote que ataca direitos

- MP 936: reduz salários de 25 a 70%, suspende os contratos de trabalho com redução salarial de 70% e não garante estabilidade no emprego.


- MP927: a medida liberou o bando de horas, a suspensão do depósito do FGTS por 90 dias entre outros ataques. A medida caducou no dia 19 de julho, mas antes disso várias empresas se utilizaram dela pra atacar direitos.


- MP 944: libera mais crédito para as empresas pagarem a folha de pagamento e também rescisões trabalhistas, ou seja, é dinheiro público ajudando patrão a demitir trabalhador.


- Na semana passada lançou mais bomba contra os trabalhadores: uma portaria que suspende o prazo mínimo de 90 dias para recontratação de quem for demitido e abre brecha para contratar por salários ainda menores enquanto durar a pandemia. O resultado disso vai ser o aumento das demissões e os patrões tentando acordos em que os salários serão reduzidos beirando o salário mínimo.


- Para os patrões, dinheiro público: logo no início da pandemia o governo liberou mais de R$ 1 trilhão para os banqueiros e segue liberando mais crédito para as indústrias e outras empresas.


- Para o trabalhador, fome: trilhões para os ricos e para os trabalhadores que estão desempregados e na informalidade, o governo liberou a merreca de R$ 600,00 de auxílio emergencial, por muita pressão feita pelos sindicatos e movimentos sociais.



Campanha de Sindicalização: Se com sindicato já é difícil para o trabalhador conquistar e garantir direitos, imagina sem

Você já reparou o quanto falam mal dos sindicatos? Por que será? Inclusive tem muito trabalhador que concorda.


Esse objetivo, acabar com os sindicatos, é o sonho de todo patrão. Assim não vai ter ninguém enchendo o saco dele reivindicando direitos.


E hoje eles contam com um grande aliado: o presidente Bolsonaro que odeia sindicatos e tenta de todas as formas atacar e enfraquecer a representação dos trabalhadores.


Governo junto com os patrões fazem isso pra deixar o trabalhador sozinho e refém do emprego.


Por isso a importância de ser sindicalizado. É a única forma dos trabalhadores se defenderem dos ataques dos patrões e governo e garantirem direitos, salários e empregos.


Se você não é sindicalizado ainda, não deixa pra depois, procure o seu sindicato. Além da organização pra luta por melhores salários e condições de trabalho, você encontra muito mais pra você e sua família como assistência jurídica com uma equipe de advogados (cível, criminal, trabalhista, previdenciário).


Além disso, tem o Ambulatório Médico (clínica geral, cardiologia, psicologia) e inúmeros convênios com consultórios médicos das mais diversas especialidades, escolas, universidades, lazer, entre outros.


Tem dúvida? Ligue (13) 3226-3575 ou faça uma visita na nossa subsede na Av. Ana Costa, 55 - Vila Mathias, em Santos.

+ boletins