O Metalúrgico #616

15 de janeiro de 2021

Índice:

-Usiminas segue aumentando seus lucros durante a pandemia e fugindo de reintegrar os mais de 300 trabalhadores que demitiu;
-A luta é em defesa dos direitos e da vida;
-No LTQ e na Escarfagem os riscos de acidentes estão por todos os lados;
-Falta comida para quem está na produção e não para a repressão;
-Sapore segue a cartilha de exploração dos trabalhadores como a Usiminas;
-IMPORTANTE: SE VOCÊ AINDA NÃO É SINDICALIZADO A HORA É AGORA;
-Zé Protesto;



Usiminas segue aumentando seus lucros durante a pandemia e fugindo de reintegrar os mais de 300 trabalhadores que demitiu

Os dados foram divulgados pela própria direção da Usiminas: as ações na Bolsa de Valores não param de crescer e isso em meio a pandemia, ou seja, a direção da empresa se aproveitou também da tragédia para aumentar seus lucros demitindo e aumentando ainda mais a exploração contra os trabalhadores que têm que trabalhar por mais de 4 para dar conta da produção.


Em 2020 as ações preferenciais da Usiminas tiveram aumento de mais de 50% e as ações ordinárias aumento de mais de 60%.


Quem está na área sente na pele o aumento da pressão por mais produção e as péssimas condições de trabalho só pioram. Enquanto os acionistas seguem comemorando os lucros, os trabalhadores amargam o arrocho no salário e o ritmo intenso da produção.


Em entrevista recente ao Jornal Tribuna de Santos, o presidente da Usiminas disse que a direção da empresa está empenhada em criar “um ambiente feliz” dentro da usina.


Que ambiente feliz é esse em que demitiu mais de 300 trabalhadores e seguem fugindo de reintegrar os demitidos?


Que ambiente feliz é esse em que mais de 50 trabalhadores foram mortos na planta da usina em Cubatão nas últimas décadas por conta das péssimas condições de trabalho?


Que ambiente feliz é esse em que os trabalhadores são obrigados a continuar trabalhando aglomerados em plena pandemia e que os casos de contaminação pelo novo coronavírus não param de crescer?


A Usiminas, além de tentar vários recursos judiciais para fugir de reintegrar os trabalhadores demitidos durante a pandemia, tem feito contratações irregulares o que já foi denunciado pelo Sindicato e medidas judiciais estão sendo tomadas. Mas só isso não basta, é preciso lutar, só assim vamos garantir a reintegração de quem foi demitido, os empregos e os direitos de todos.



A luta é em defesa dos direitos e da vida

Já são mais de 200 mil mortes e milhões de contaminados pela COVID 19 no Brasil e essa tragédia tem responsável: o governo Bolsonaro que nega a gravidade da pandemia, que coloca em dúvida a importância da vacinação e que junto com os patrões fez de tudo para impedir o devido isolamento, única forma de impedir o aumento da contaminação.


Já são mais de 40 milhões de desempregados e milhões entraram na miséria com o fim do auxílio emergencial que esse governo da morte se recusa a garantir.


Os patrões também se aproveitaram da pandemia para explorar ainda mais os trabalhadores. Com a ajuda do governo Bolsonaro em muitos lugares suspenderam contratos de trabalho com redução de salários, ampliaram o banco de horas, pioraram ainda mais as condições de trabalho e continuaram a demitir.


Os ricos ficaram mais ricos durante a pandemia. Enquanto isso, os trabalhadores estão com os salários cada vez mais arrochados e milhões já não têm como levar o sustento para casa.


Mas só se indignar com tanta coisa errada não adianta, é preciso lutar. O emprego, o devido aumento salarial e os direitos só serão garantidos através de muita luta dos trabalhadores.


Foi lutando que garantimos direitos é só lutando que vamos impedir que eles acabem.



No LTQ e na Escarfagem os riscos de acidentes estão por todos os lados

O acesso ao LTQ e os trilhos estão cobertos de mato há meses e por conta disso os trabalhadores na locomotiva não tem visão do trânsito, o que significa mais risco de acidente.


Na Escarfagem o mato está por todos os lados. Não tem capinagem há muito tempo e o limo está cobrindo os acessos em vários lugares, os serviços de poda são feitos somente em alguns lugares e o restante da área é mato pra todo lado.



Falta comida para quem está na produção e não para a repressão

Mais um exemplo do desrespeito da direção da usina contra os trabalhadores. A comida, que já é pouca, agora piorou ainda mais e na noite do dia 10 de janeiro no restaurante da laminação faltou mistura para os trabalhadores. Mas não para a polícia. Para a repressão, que sempre está à disposição da empresa para reprimir as manifestações dos trabalhadores frango não faltou, mas para os trabalhadores o que restou foi ovo.


A polícia que sempre dá plantão na portaria da usina para garantir a repressão, também dá plantão no refeitório da usina e segue garantindo mistura no seu bandejão.



Sapore segue a cartilha de exploração dos trabalhadores como a Usiminas

A SAPORE, empresa terceirizada responsável pela refeição na Usiminas, está cada vez pior. No final de semana a coisa fica ainda mais feia. Veja mais um desrespeito contra os trabalhadores: no LTQ 2 só um trabalhador é responsável para servir comida para os trabalhadores do turno na hora da refeição e a técnica de qualidade acho isso normal. A noite são duas trabalhadoras que tem que se virar para dar conta do serviço, ou seja, servir, lavar a louça e repor a comida. As trabalhadoras na Sapore têm que abastecer a cuba de feijão, sopa, arroz numa temperatura que ultrapassa 60 ou 80°C . É muito chefe colocando pressão em cima dos trabalhadores e nenhuma condição digna de trabalho.



IMPORTANTE: SE VOCÊ AINDA NÃO É SINDICALIZADO A HORA É AGORA

Os ataques dos patrões e do governo aos direitos dos trabalhadores aumentam a cada dia e para impedir que eles acabem com o que foi garantido através de muita luta é preciso estar junto com o Sindicato. Sozinho a coisa só piora, por isso ser sindicalizado é uma forma de você se proteger junto com seus companheiros de trabalho. É preciso lutar junto com o Sindicato para defender direitos, salários e empregos. Por isso se você ainda não é sindicalizado, não deixe para depois, procure os diretores do Sindicato ou vá até a sede do Sindicato.



Zé Protesto

“Zé, na VIX tem quatro caminhões basculantes, mas só dois com arcondicionado funcionando. Nesse calor que tem feito nos últimos dias, os motoristas estão sofrendo mais ainda.”

- A Usiminas sabe disso e não faz nada, por que? Porque é a direção da usina que impõe essas condições de trabalho que são cada vez piores.


--

“Zé, na ENESA a situação está tão ruim quem nem luva mista de maçariqueiro e óculos de segurança tem. Olha o absurdo: estão tentando reciclar os óculos velhos, lavando e distribuindo para o trabalhador.”

- A ENESA é mais um exemplo do desrespeito com os direitos e vida dos trabalhadores e contra isso não tem outro caminho que não seja a luta do conjunto dos trabalhadores.

+ boletins