O Metalúrgico #619

08 de fevereiro de 2021

Índice:

-Campanha Salarial: a participação de todos é essencial para manter e ampliar direitos;
-Funilaria e Pintura: Trabalhadores tem complemento do reajuste à receber;
-Negacionismo do governo provoca mais mortes;
-#Estamos de olho;
-Se você ainda não é sindicalizado, a hora é agora!;



Campanha Salarial: a participação de todos é essencial para manter e ampliar direitos

Estamos chegando ao início de mais uma Campanha Salarial dos trabalhadores em empresas metalúrgicas que têm data base em abril. Os trabalhadores têm de lutar para ampliar e conquistar suas reivindicações. A desunião só ajuda o patrão que explora a força de trabalho e no final do mês você recebe aquela miséria.


No próximo dia 25 será realizada a assembleia geral que dará início à Campanha Salarial deste ano. Vamos discutir e colocar no papel as nossas reivindicações que depois de aprovadas serão encaminhadas para o sindicato patronal.


Não adianta ficar indignado com a situação e não fazer nada. Só ficar reclamando não leva a nada. É muito importante que os companheiros e companheiras compareçam para que seja decidido o melhor pra todos.


A assembleia será no dia 25 (quinta-feira), com primeira chamada às 18h30 e segunda chamada às 19h, na subsede do Sindicato, em Santos, situada na av. Ana Costa, 55.

Todas os cuidados que envolvem a pandemia do novo corona vírus (álcool em gel, distanciamento social),serão tomadas. É obrigatório o uso de máscara.



Funilaria e Pintura: Trabalhadores tem complemento do reajuste à receber

O Sindicato comunica aos trabalhadores em empresas de funilaria e pintura o acordo firmado com o Sindifupi. Será concedido um reajuste de 4,77% a partir de 01/04/2020, que será aplicado sobre os salário de 31 de março de 2020. Ressaltamos que será deduzida a antecipação salarial já concedida.


Além disso haverá o pagamento do retroativo referente aos salários de abril a dezembro de 2020 depois de implantado o reajuste a partir dos salários de janeiro de 2021 que será feito em duas vezes na folha de pagamento de janeiro vincenda em fevereiro e fevereiro que é pago em março de 2021.


Não recebeu? Entre em contato (3226-3577) ou compareça ao Sindicato Av. Ana Costa, 55 - Santos)



Negacionismo do governo provoca mais mortes

Já são mais de 220 mil mortes e milhões de contaminados pela COVID 19 no Brasil e essa tragédia tem responsável: o governo Bolsonaro que nega a gravidade da pandemia, que coloca em dúvida a importância da vacinação e que junto com os patrões fez de tudo para impedir o devido isolamento, única forma de impedir o aumento da contaminação.


Já são mais de 40 milhões de desempregados e milhões entraram na miséria com o fim do auxílio emergencial que esse governo da morte se recusa a garantir.


Os patrões também se aproveitaram da pandemia para explorar ainda mais os trabalhadores. Com a ajuda do governo Bolsonaro em muitos lugares suspenderam contratos de trabalho com redução de salários, ampliaram o banco de horas, pioraram ainda mais as condições de trabalho e continuaram a demitir.


Os ricos ficaram mais ricos durante a pandemia. Enquanto isso, os trabalhadores estão com os salários cada vez mais arrochados e milhões já não têm como levar o sustento para casa.


Mas só se indignar com tanta coisa errada não adianta, é preciso lutar. O emprego, o devido aumento salarial e os direitos só serão garantidos através de muita luta dos trabalhadores.


Foi lutando que garantimos direitos é só lutando que vamos impedir que eles acabem.



#Estamos de olho

A primeira parcela da Participação nos Lucros e Resultados, a PLR, venceu em dezembro, no dia 31. Você recebeu? Caso não, ligue 3226-3577.


Não esqueça que a segunda vence dia 31 de março.


Perguntar não ofende(1): É verdade que a Elevatec não pagou a 2ª parcela do 13º salário do pessoal?


Perguntar não ofende(2): Por que o silêncio na Extintec? O que está acontecendo?



Se você ainda não é sindicalizado, a hora é agora!

Os ataques dos patrões e do governo aos direitos dos trabalhadores aumentam a cada dia e para impedir que eles acabem com o que foi garantido através de muita luta, é preciso estar junto com o Sindicato.


Sozinho a coisa só piora. Por isso ser sindicalizado é uma forma de você se proteger junto com seus companheiros de trabalho. Lutar com o Sindicato para defender direitos, salários e empregos. Por isso se você ainda não é sindicalizado, não deixe para depois, procure os diretores do Sindicato ou vá até a sede do Sindicato.

+ boletins