O Metalúrgico #633

25 de junho de 2021

Índice:

-USIMINAS SEGUE AUMENTANDO OS LUCROS E FUGINDO DE PAGAR O QUE DEVE AOS TRABALHADORES;
-Mais lucros para os patrões, mais arrocho salarial e péssimas condições de trabalho para os trabalhadores;
-O ambiente não está bom é para os trabalhadores, pois é só pressão por mais produção, péssimas condições de trabalho e mais arrocho salarial;
-Usiminas impõe péssimas condições de trabalho e ainda tenta responsabilizar os trabalhadores pelos acidentes;
-No próximo dia 30 de junho tem assembleia geral do Sindicato para Prestação de Contas;
-No dia 19 de junho centenas de milhares nas ruas, pelas centenas de milhares que morreram vítimas do governo genocida;
-Zé Protesto;



USIMINAS SEGUE AUMENTANDO OS LUCROS E FUGINDO DE PAGAR O QUE DEVE AOS TRABALHADORES

Vamos ampliar a nossa luta em defesa dos direitos, por aumento salarial pra valer

Os lucros da Usiminas seguem crescendo e isso às custas de muito trabalho dos trabalhadores que seguem com salários cada vez mais arrochados por conta da ação da direção da empresa de não pagar o que deve a categoria.


Na reunião que aconteceu no dia 18 de junho, a direção da Usiminas seguiu com seu desrespeito aos trabalhadores.


Além de se recusar a pagar o devido aumento salarial, agora quer pagar as perdas medidas pelo INPC, ou seja, os 7,59% só a partir do mês de junho, passando por cima da data-base.

Ao fazer isso, a Usiminas aumentaria ainda mais o arrocho salarial. Por isso, já durante a reunião, o Sindicato disse NÃO para essa proposta absurda da empresa.


O desrespeito da direção da Usiminas é tanto que ela segue dizendo que o Vale Alimentação é uma concessão da empresa, quando na realidade é uma reivindicação antiga dos trabalhadores junto com o Sindicato.


Durante a reunião, a proposta apresentada pela empresa foi pagar o V.A. no valor de R$ 240,00 a partir de junho. O valor só aumentou por conta da pressão dos trabalhadores junto com o Sindicato.


A Usiminas novamente vai tentar fazer chantagem dizendo que essa é sua última proposta e que não tem como avançar, mas isso É MENTIRA. O que direção da empresa quer é aumentar ainda mais seus lucros retirando mais do salário do trabalhador e contra isso o SINDICATO JÁ DISSE QUE NÃO VAI ABRIR MÃO DO DEVIDO REAJUSTE SALARIAL RETROATIVO A DATA-BASE.



Mais lucros para os patrões, mais arrocho salarial e péssimas condições de trabalho para os trabalhadores

Na véspera da reunião que aconteceu para discutir a nossa pauta de reivindicações, uma das agências internacionais que avaliam empresas, a Fitch elevou mais uma vez a nota de crédito da Usiminas. No documento divulgado pela Usiminas eles afirmam que a perspectiva segundo a agência é “estável”. Ou seja, não tem papo de incerteza no tal mercado e o mesmo documento fala também de “ambiente positivo para o aço no Brasil”.



O ambiente não está bom é para os trabalhadores, pois é só pressão por mais produção, péssimas condições de trabalho e mais arrocho salarial

As placas de aço não param de chegar na usina. Só na semana passada foram descarregados dois navios plaqueiros, um da Ucrânia e outro da Indonésia. O volume de placas está tão grande que tiveram de retornar as operações no pátio B26 (antigo chapão) e contrataram uma nova frota de caminhões da VIX.


A produção do LTQ2 mais uma vez deve ser em torno de 180 mil. E os pátios estão lotados de bobinas além do material que está sendo escoado.


Enquanto os lucros não param de crescer, os trabalhadores sofrem com a pressão das chefias, com os ambientes insalubres e a alimentação de baixa qualidade.


As horas extras não param e muitos trabalhadores são obrigados a trabalhar durante suas folgas e muitos estão trabalhando em funções sem a devida classificação. Ou seja, a Usiminas foge de pagar o que deve e a cada dia piora as condições de trabalho dos trabalhadores e contra tanto desrespeito, é preciso lutar.


Por isso é importante manter a nossa firmeza e a nossa mobilização para exigir respeito à nossa força de trabalho, manter nossos direitos e exigir aumento de salário de verdade.


O Sindicato já enviou documento para a Usiminas exigindo nova reunião em que a direção da empresa apresente uma proposta de fato sobre a nossa pauta de reivindicação. Mas só esperar pelas reuniões não basta: é preciso fortalecermos a nossa mobilização, colocar a indignação em movimento,


A próxima assembleia sobre a Campanha Salarial acontecerá quando houver propostas de fato em relação ao reajuste salarial e que não ataquem direitos da categoria.



Usiminas impõe péssimas condições de trabalho e ainda tenta responsabilizar os trabalhadores pelos acidentes

Mais uma vez as péssimas condições de trabalho provocam acidente. E o que faz a direção da usina? Tenta responsabilizar os trabalhadores pelos acidentes provocados pelas condições de trabalho a que são expostos.


Dessa vez o acidente aconteceu na oficina de cilindros 4. O trabalhador na Ormec sofreu uma fratura no ombro esquerdo provocada por uma queda que aconteceu por conta de uma válvula que foi instalada numa tubulação no chão.


O desrespeito da Usiminas e suas contratadas é tanto que chamaram o trabalhador acidentado numa sala fechada e queriam obrigar a vítima a se responsabilizar pelo acidente.


O Sindicato vai exigir a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e vamos pra cima contra qualquer perseguição ao trabalhador. Exigimos respeito aos direitos e melhores condições de trabalho.



No próximo dia 30 de junho tem assembleia geral do Sindicato para Prestação de Contas

No próximo dia 30 de junho (quarta-feira), às 18 horas acontece na subsede do Sindicato, na Avenida Ana Costa, 55, a Assembleia Geral do Sindicato de prestação de contas do ano de 2020 e a apresentação da previsão orçamentária para 2021.

 

De forma transparente a atual diretoria do Sindicato presta contas à categoria e segue organizando a estrutura do Sindicato para estar à serviço da luta em defesa dos direitos.


Se você é sindicalizado participe da assembleia no próximo dia 30 de junho as 18:30.



No dia 19 de junho centenas de milhares nas ruas, pelas centenas de milhares que morreram vítimas do governo genocida

No dia 19 de junho em todas as regiões do país aconteceram manifestações pelo FORA BOLSONARO, em defesa da vida.


No dia em que o Brasil registrou mais de meio milhão de mortes provocadas pela COVID 19, pela ação do governo Bolsonaro que se recusou a comprar a vacina em 2020, que do alto da sua ignorância receitou remédios como a cloroquina que não combatem a doença e provocam graves efeitos colaterais, os trabalhadores junto com suas Organizações e a juventude foram às ruas colocar a tristeza e a indignação em movimento.


A luta é em defesa da vida e dos direitos, é preciso parar esse governo para parar a matança. Nosso Sindicato junto com a Intersindical participou dessa importante manifestação e juntos vamos fortalecer a luta em cada local de trabalhado e nas ruas por:


- FORA BOLSONARO: PARAR ESSE GOVENRO PARA PARAR A MATANÇA

- EM DEFESA DOS DIREITOS, SALÁRIOS E EMPREGOS

- RETORNO IMEDIATO DO AUXÍLIO EMEGERNCIAL DE NO MÍNIMO R$600,00

- EM DEFESA DO SUS

- POR VACINA JÁ E PARA TODOS

- CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES E A REFORMA ADMINISTRATIVA



Zé Protesto

“ Zé, enquanto a direção da usina e seus acionistas se fartam de tanto lucrar, os trabalhadores sofrem com arrocho salarial e as péssimas condições de trabalho. Olha o sucatão que está em Cubatão, é lixo e matagal para todos os lados.”


- A direção da usina não está nem aí com a proteção da saúde e da vida dos trabalhadores, só está preocupada em lucrar cada vez mais. Para garantir proteção às nossas vidas e aos nossos direitos o único caminho é a nossa luta.”


“Zé, os vestiários e banheiros estão cada vez mais sujos e isso em todas as áreas. É sujeira e insetos para todos os lados e nos finais de semana o lixo acumula ainda mais.”


– Enquanto a direção da empresa está numa boa, os trabalhadores sofrem até na hora de usar os vestiários e banheiros. A Usiminas e suas empreiteiras demitiram centenas de trabalhadores no início de pandemia e quem ficou tem que trabalhar por mais de três e em péssimas condições de trabalho.


“Zé, a usina em Cubatão está abarrotada de placas e não tem lugar para estocar mais nada, os pátios estão superlotados e com isso o chicote está estralando para cima dos companheiros com a exigência de dobras e entradas antecipadas.”


- E já tem lista passando para convocar os trabalhadores a virem trabalhar na folga com chefete lambe botas da usina fazendo pressão. A folga é um direito e é lutando que vamos garantir que o devido descanso seja respeitado.”


+ boletins