O Metalúrgico #659

21 de janeiro de 2022




Índice:

-Foi lutando que garantimos direitos, é lutando que vamos impedir que eles acabem;
-Direção da Usiminas segue assistindo o surto de gripe e aumento da contaminação pelo novo coronavírus;
-Aglomeração por todos os lados dentro da usina e suas empreiteiras;
-Prestação de serviço da Vix está um caos, não respeita direitos e condições de trabalho péssimas;
-NÃO FIQUE SÓ, FIQUE SÓCIO DO SINDICATO;
-Zé Protesto;



Foi lutando que garantimos direitos, é lutando que vamos impedir que eles acabem

Vivemos um dos momentos mais difíceis para a classe trabalhadora. Patrões e o governo se aproveitam da tragédia da pandemia para atacar ainda mais a vida, os direitos e empregos.


Se aproveitam da tragédia para ampliar seus lucros, aumentando as demissões, arrochando os salários e piorando as condições de trabalho.


O governo genocida de Bolsonaro que desde o início da pandemia desdenhou da gravidade da doença, combateu as vacinas, também impôs várias medidas para agradar os patrões atacando os direitos dos trabalhadores. Foi assim, com as Medidas Provisórias, que o governo impôs liberando os patrões para reduzir salários, suspender contratos de trabalho, passar por cima de direitos e continuar a demitir.


Desde o início de seu governo Bolsonaro tentar piorar ainda mais a reforma trabalhista de 2017: tentou criar a Carteira de Trabalho verde e amarela que reduzia direitos, criava formas de contratação em que os patrões estavam livres de pagar a contribuição à Previdência, o FGTS e pagando salários menores do que o salário-mínimo.


O governo ainda tenta piorar a reforma trabalhista com a proposta elaborada pelo tal grupo técnico, o GAET formado por juízes e economistas à serviço dos patrões que propõe mais ataques aos direitos e à organização dos trabalhadores.

Contra todos os ataques é preciso manter o Sindicato nas mãos dos trabalhadores e ampliando a luta em defesa dos direitos

 

A atual diretoria do Sindicato junto com a Intersindical segue na luta em defesa dos direitos. Quando os patrões tentaram reduzir salários com as Medidas Provisórias, a pressão do Sindicato garantiu a complementação dos salários em várias empresas.


Foi lutando que garantimos direitos e é lutando que vamos impedir que eles acabem. Participe da mobilização organizada pelo Sindicato em defasados direitos, por melhores condições de vida e trabalho.



Direção da Usiminas segue assistindo o surto de gripe e aumento da contaminação pelo novo coronavírus

Nos próximos dias faremos protesto dentro da área


O surto de gripe e o aumento da contaminação pelo novo coronavírus dentro da usina é de responsabilidade direta da direção da Usiminas, que não faz a testagem em massa, não afasta quem esteve próximo a alguém que foi contaminado e segue fugindo de garantir a devida licença remunerada para todos os trabalhadores, essas medidas são fundamentais para conter o aumento da contaminação.


Na primeira semana do ano, trabalhadores foram levados de ambulância para o hospital, a cada dia, mais e mais trabalhadores estão adoecidos e o que faz a direção da usina? Segue aglomerando os trabalhadores na produção, nos vestiários em todos os lugares.


Para enfrentar tanto desrespeito, nos próximos dias faremos um protesto dentro da área e a participação de cada um é muito importante.


Só esperar pelo retorno da direção da empresa ao ofício que o Sindicato enviou exigindo medidas urgentes para conter a contaminação não basta, é na força da nossa mobilização que avançamos na defesa da saúde e da vida.



Aglomeração por todos os lados dentro da usina e suas empreiteiras

Mais um exemplo é o caos no vestiário da Amoi


A Amoi também não tem nenhum respeito pela saúde e a vida dos trabalhadores, um dos exemplos disso é a situação do vestiário. Os trabalhadores são obrigados a se aglomerarem no vestiário em todos os horários, o que aumenta ainda mais a contaminação por covid 19 e os casos de gripe.


Isso só vai mudar com nossa mobilização, por isso é muito importante que em todas as áreas os trabalhadores junto com o Sindicato se coloquem em movimento, essa é uma luta em defesa da saúde e da vida dos trabalhadores.


Temos dois vestiários desativados e amplos na Usina CHAPÃO e COQUERIA faltando fazer reformas para da um mínimo de dignidade, segurança e saúde aos trabalhadores da contratadas.



Prestação de serviço da Vix está um caos, não respeita direitos e condições de trabalho péssimas

Muda os gestores da empresa Vix e as condições de trabalho continuam péssimas. Equipamentos sucateados sem renovação há anos, caminhões, empilhadeiras sem ares-condicionados, bancos saturados, sem para-brisas, vidro sujo, pino de segurança da patolas saturados, borracha de vedação da tampa traseira dos caminhões saturadas e jogando resíduos na área, fura um pneu dos equipamentos vira um caos na área, horas e horas para o equipamento votar ao trabalho e a área fica sobrecarregada sem atendimento, várias operações que colocaram a saúde dos trabalhadores em risco.


A gestora esconde os problemas dos equipamentos, pra ela vale mais o lucro que a segurança e os trabalhadores não podem exercer o direito de recusa conforme norma. Orientação da gestora é afastar os trabalhadores daquele equipamentos com problemas e horas depois troca de área e muda os trabalhadores e o equipamento volta a trabalhar sem condições .


A gestora diz aos trabalhadores: “demito o trabalhador mas não troco os equipamentos”. A técnica de segurança fala em 06 anos sem acidentes mas burla os procedimentos de segurança, quebrando a regra da empresa, faz vista grossa aos equipamentos sem condições de trabalho, procedimentos desatualizados descritos nos relatórios, erros nas informações de segurança, os relatórios dos equipamentos falsos que não poderiam ir pra área.


Ela fala em segurança mas descumpre procedimentos necessários desmotivando os trabalhadores . A técnica de segurança se acha a super heroína da segurança e desmerece outros técnicos de segurança . O contrato foi renovado até 2024 mas os equipamentos continuam saturados na área.



NÃO FIQUE SÓ, FIQUE SÓCIO DO SINDICATO

Ser sindicalizado é um direito seu e um passo muito importante para fortalecer a luta em defesa dos direitos.


Nesses tempos de ataques ainda maiores dos patrões e dos governos à classe trabalhadora ficou muito mais claro ver a importância de ter um Sindicato que não abaixa a cabeça para patrão e organiza a luta nas fábricas e nas ruas por melhores condições de trabalho, salários e direitos.


Se você ainda não é sindicalizado, não deixe para depois, procure os diretores do Sindicato ou vá até a sede e preencha sua ficha de sindicalização.



Zé Protesto

“Zé, todos os dias nos deparamos com algo desabando e a Usiminas nada faz.”

- Esse é o Sucatão, retrato da ganância pelo lucro da Usiminas.

+ boletins