O Metalúrgico #676

09 de junho de 2022

Índice:

-Usiminas não apresentou nenhuma proposta na reunião do dia 03/06;
-Ação do Sindicato cancela tentativa de perseguição contra trabalhador no Recozimento;
-No Porto mais desrespeito aos direitos e péssima condições de trabalho;
-Usiminas segue tentando esconder os acidentes que provoca;
-Zé Protesto;



Usiminas não apresentou nenhuma proposta na reunião do dia 03/06

Contra a enrolação da direção da usina é preciso fortalecer a luta por aumento salarial e no vale alimentação


Na reunião que aconteceu no dia 03 de junho, os representantes da Usiminas só enrolaram e fugiram de apresentar uma nova proposta para nossa pauta de reinvindicação que exige a reposição das perdas, aumento salarial e aumento do Vale Alimentação.


Mais uma reunião está marcada para essa semana, mas só esperar por isso não basta, pois enquanto a direção da usina foge de pagar o que deve, os trabalhadores sofrem com o arrocho salarial que só aumenta.


Tudo sobe menos os nossos salários: o INPC que é o índice que mede as perdas salariais, é o menor índice que existe para medir a inflação. Já o IPCA que é o índice usado pelo governo para reajustar os preços dos alimentos, remédios, material escolar, ou seja, tudo que faz parte do dia a dia do trabalhador é muito maior.


É por isso que a conta do trabalhador não fecha, pois o salário arrochado não chega ao final do mês.


O reajuste proposto pela Usiminas é de apenas 12,47%, ou seja, isso não é aumento salarial, é mais arrocho, basta ver a inflação nos alimentos que teve um aumento de 28,27%. E a conta da luz, do gás de cozinha e dos combustíveis? O aumento foi de mais de 14%.


R$60,00 no Vale Alimentação não é nada: a Usiminas tentou enganar os trabalhadores dizendo que sua proposta de reajuste no Vale- Alimentação é um grande aumento, mas o que significa esses 25% no V.A? Não dá nem pra comprar dois quilos de carne, não dá para fazer a feira, não dá nem para garantir o café na padaria.


- Mundo ganhou 573 bilionários durante pandemia. Fonte: UOL em 23 de maio de 2022


- Na pandemia, mundo ganhou um novo bilionário a cada 26 horas.


- Relatório da Oxfam mostra que há 55 bilionários no Brasil, com uma riqueza total de US$ 176 bilhões, que subiu 30% no mesmo período. Fonte: Revista Exame janeiro de 2022


- Enquanto o mundo se encaminha para empurrar um milhão de pessoas para a pobreza extrema a cada 33 horas, um novo bilionário surge na mesma velocidade. Fonte: Relatório Oxfam maio de 2002


- Quantidade de famílias em situação de miséria na cidade de SP cresce mais de 30% em janeiro de 2022. Fonte: site G1 em maio de 2022


Usiminas segue lucrando às custas de mais exploração


A Usiminas segue comemorando seus lucros às custas de mais exploração contra os trabalhadores e para enfrentar o ataque imposto pela direção da usina, vamos firmes e juntos com o Sindicato fortalecer a nossa luta por:


- Reposição das perdas salariais e aumento salarial pra valer.


- Aumento no Vale Alimentação.


- Congelamento no reajuste do Plano de Saúde, alimentação e transporte.



Ação do Sindicato cancela tentativa de perseguição contra trabalhador no Recozimento

A gerência do Recozimento LE/LI, tentou dar uma advertência contra um trabalhador que se recusou corretamente a apresentar um trabalho de segurança que não faz parte de suas funções na reunião de segurança.


A gerência praticou assédio moral, pois nenhum trabalhador é obrigado a apresentar trabalho algum em reunião de segurança se não for sua atribuição, ainda mais se for pra atender capricho de chefia.


Depois que o Sindicato denunciou mais essa ação arbitrária da chefia e exigiu do RH e do departamento jurídico da empresa o cancelamento da advertência, a gerência teve que recuar.


As chefias ameaçam os trabalhadores e perseguem e contra isso é fundamental a denúncia para o Sindicato, pois é na mobilização junto com seu instrumento de defesa que vamos combater os ataques aos direitos dos trabalhadores.



No Porto mais desrespeito aos direitos e péssima condições de trabalho

A Usiminas está usando a Ormec para contratar técnicos de manutenção, ou seja, a direção da usina tenta terceirizar todas as funções para reduzir salários e direitos dos trabalhadores.


E a Ormec seguindo a cartilha da Usiminas, impõe dupla função para os técnicos de segurança que além de suas funções diárias são obrigados a se responsabilizar pelo almoxarifado e são acusados de não cumprir a tarefa. É um desrespeito atrás do outro.


Vejam o absurdo, a Ormec está se recusando a fornecer EPI para os trabalhadores: é o que está acontecendo no Porto, são dezenas de trabalhadores que estão sem óculos de segurança com grau porque a direção da empresa se recusa a fornecer.


A USIMEC está fazendo a mesma coisa, se recusando a fornecer os óculos de segurança para os trabalhadores.


Essa é mais uma das ações da Usiminas e suas contratadas que colocam os trabalhadores em risco e contra isso é preciso seguirmos firmes com o Sindicato fazendo as denúncias a fortalecendo a mobilização.



Usiminas segue tentando esconder os acidentes que provoca

A direção da usina segue com a subnotificação de acidentes através do tal “atendimento ambulatorial”.


Exemplos disso, são os acidentes que aconteceram nos últimos meses; no Porto um trabalhador estava colocando uma haste numa coluna do galpão quando teve contato com uma fiação elétrica exposta, o trabalhador levou um choque e teve as luvas queimadas. O trabalhador foi levado para CSO reclamando de dormência nas mãos e o que fizeram no atendimento? Não registraram o acidente, não fizeram a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), registraram como atendimento ambulatorial.


E a Sapore seguindo a cartilha da Usiminas fez a mesma coisa com um acidente que aconteceu na cozinha onde um trabalhador sofreu um corte no dedo provocado por faca, o acidente não foi registrado, novamente o registro que consta é apenas de atendimento ambulatorial.


A Usiminas e suas terceirizadas fazem isso para tentar esconder os acidentes que são provocados pelas péssimas condições de trabalho e contra isso é preciso denunciar e junto com o Sindicato fortalecer a luta em defesa da saúde, por condições seguras de trabalho.



Zé Protesto

“Zé, olha o absurdo de refeição servida no dia 01/06, a Usiminas e sua contratada a Sapore está tentando segregar os trabalhadores também na hora da alimentação, olha só na foto a diferença das misturas servidas. E a mistura servida nesse mesmo dia no restaurante do LTF também foi uma mixaria, sem contar com a fila gigante.”


– A Usiminas e suas contratadas desrespeitam os trabalhadores em tudo: nos salários, direitos, pois refeição é um direito básico. Isso só vai mudar, quando voltarmos a virar o bandejão.

--

“Zé, os trabalhadores na Ormec que fazem a mesma função que os trabalhadores na Vix nos porões dos navios no Porto não estão recebendo a hora embarcada.”

- Esse é mais um desrespeito da direção da empresa que não está pagando o que deve para os trabalhadores que exercem a mesma função. Contra isso, além das denúncias é preciso se mobilizar em defesa dos direitos.

+ boletins