16/05/12
O Sindicato dos Metalúrgicos apresenta mais uma edição do Projeto Tela Crítica com a exibição, desta vez, de três curta-metragens: “Espelho”, “Como Você Anda?” e “A 4ª Guerra Mundial”.
ESPELHO
Uma platéia de cinema se surpreende ao ver-se diante de um filme que não mostra outra coisa senão... uma platéia de cinema! Por quanto tempo essas pessoas conseguirão resistir à própria reflexão?"
Recebeu o Prêmio de Melhor Direção em Curta Metragem no III FestCine Goiânia 2007. Selecionado para o Cineme-se 2008 - Festival da Experiência do Cinema (Santos). Convidado em março de 2009 pelo “No Siesta, Fiesta”, Festival de Cinema de Tronso, Noruega. Convidado pela Mostra “Verão Cinema e Outras Coisas” (Pulga), Costa da Caparica, Portugal (Agosto de 2009).
Direção: Yuri Vieira e Cássia Queiroz, Argumento e roteiro: Yuri Vieira, Produção executiva: Cássia Queiroz, Direção de fotografia: Cassius Cordeiro, Coordenação de produção: Cleo Cunha, Operador de câmera: Leonardo Ximenes, Edição e finalização: Isaac Orcino, Áudio: Victor Pimenta e Fredox Carvalho, Trilha sonora: Emanuel Mastrella e Victor Pimenta. Elenco: Sandro Torres, Renata Mello, Paulo Paiva, Pedro Novaes, Ferdinando Marinho, Tadeu Costa e Itamar Gonçalves. Sete produtoras participaram do projeto: Sertão Filmes, BenzaDeus Filmes, Balacobaco, Alcatéia, SeteMares, SetProdutora e StudioK. Este curta-metragem foi rodado na cidade de Pirenópolis-GO, em Abril de 2007, e finalizado em Goiânia, em Agosto de 2007.
COMO VOCÊ ANDA?
Uma mulher cadeirante une forças para conseguir vencer barreiras no seu cotidiano. Seu objetivo principal é mostrar para todos, e principalmente para ela própria, que tem a capacidade de ser a escolhida dentre muitos que disputam com ela a vaga de trabalho tão esperada. Estrelando Manu Torres, Marcilio Ignácio, Simone de Melo e alunos da Estação Cidadania de Santos. Participação Especial: Eduardo Ricci. Produção Luciana Cecc e Rafaela Pontes. Roteiro Patricia Pontes, Cristine Barbosa. Direção: Gustavo Alejandro.
THE FOURTH WORLD WAR (A 4ª Guerra Mundial)
A 4ª Guerra Mundial traz a voz e a imagem de uma guerra. Uma guerra continua de resistência. A história de um conflito global que permanecia silenciado. Das linhas de frente dos conflitos no México, Argentina, África do Sul, Palestina, Coreia e do Norte; de Seattle a Genova e na Guerra contra o Terror em Nova Iorque, Afeganistão e Iraque, A Quarta Guerra Mundial é a história de homens e mulheres ao redor do mundo que resistem a ser aniquilados nesta guerra.
Enquanto a mídia está lotada com a conversa de uma nova guerra mundial, narrada por generais e filmada a partir dos narizes das bombas, a história humana deste conflito global continua incalculável. A Quarta Guerra Mundial reúne as imagens e as vozes da guerra no chão . É uma história de uma guerra sem fim e daqueles que resistem.
O produto de mais de dois anos de filmagens no interior dos movimentos em cinco continentes, A Quarta Guerra Mundial é um filme que teria sido inimaginável em qualquer outro momento na história. Dirigido pelos fabricantes de “É A Isto Que Se Parece A Democracia” e “Zapatista”, produzido através de uma rede global de meios independentes e grupos ativistas, é um filme verdadeiramente global de nosso movimento global. Edição: Marianna S. Domingos.
Logo após as apresentações e partindo do princípio que as diretrizes apresentadas nos filmes nos dão margem para um amplo debate, faremos um bate papo, dando voz e espaço ao pensar do público presente.
(Entrada Franca)
Local: Subsede em Santos (Av. Ana Costa, 55) - Vila Mathias - Santos/SPData: 25/05/12Horário: 19h30