O garoto acostumado a desafios nos gramados pelo mundo começou sua carreira em outro palco. Seu primeiro contato com o esporte foi nas quadras de futebol de salão. Ainda criança, Neymar Jr desenvolveu seu talento através de dribles em espaços curtos e arrancadas fulminantes. A bola pesada teve uma grande importância em sua trajetória e um dos clubes em que o atacante da Seleção Brasileira defendeu, e se destacou, foi o Gremetal.
No começo de 2002, o técnico Betinho levou Neymar Jr para atuar no Grêmio Recreativo dos Metalúrgicos de Santos, no bairro da Vila Mathias. A equipe de salão já contava com sete garotos e Betinho levou NJr e mais sete. O resultado não poderia ser outro e o clube ficou muito forte em diversas categorias, ganhando destaque na região e no estado. Foi então que quem apareceu na vida de NJr foi o técnico Alcides Magri, que treinava jogadores de 11 anos no local.
Após uma conversa entre Magri e Betinho, os dois treinadores viram a possibilidade de colocar Neymar Jr, então com 10 anos, para defender a categoria sub-11. Com Alcides no comando, Neymar Jr nunca perdeu uma partida de futsal e ganhou vários campeonatos. Jogar com meninos mais velhos não era complicado, mas sim algo que se tornaria corriqueiro na carreira do camisa 10 da Seleção Brasileira.
“Com 11 anos o Neymar já fazia diferença. Ele sempre jogava com garotos acima de sua idade. Nunca perdi um jogo com o Neymar no time. Vencemos o Santos em nosso primeiro campeonato, no antigo Clube de Regatas Santista. Lembro que começamos perdendo e ele estava no banco. Depois que o coloquei viramos para 3 a 1 e ficamos com a taça”, lembra Alcides.
O ex-treinador também conta que a rotina de Neymar Jr no Gremetal era igual a de qualquer outro menino. Seu tratamento nunca foi diferente devido ao seu talento fora do comum. Alcides explicou como era seu modo de trabalho com Neymar Jr, que basicamente contava com ensinamentos táticos. “Minha função na época era orientar taticamente, aprimorar seus fundamentos. Não podia tirar sua principal característica, que é o drible. O Neymar sempre se destacou entre seus companheiros, seu arranque já era muito forte. Eu sabia que ele tinha que estar feliz, como mostra hoje em dia, o resto estava garantido, ganharíamos os jogos (risos)”.
Um fato relevante que Alcides conta é a importância do futebol de salão para os jogadores de campo. Na sua visão, a quadra ajuda na velocidade de raciocínio e decisão rápida durante um jogo. “Os grandes jogadores passaram pelo salão quando criança. Algo interessante é que nossa quadra aqui é pequena, e então sua capacidade de pensar o jogo rapidamente se desenvolveu. Quando íamos atuar em uma quadra maior, ele sobrava”, lembra com alegria.
Sobre a Copa do Mundo e o fato de NJr ter se tornado um ídolo do Brasil, Alcides Magri mantém o mesmo discurso. Em sua opinião, agora Neymar Jr já tem a noção do que se tornou e sabe a sua importância para a equipe canarinho. “Eu acredito que agora ele sabe da sua importância para o Brasil. Eu trabalho com todas as classes sociais e 100% das crianças falam do Neymar. É uma alegria muito grande ter feito parte de sua trajetória. O apoio de sua família e da religião foi fundamental para ele chegar aonde chegou”, revela com orgulho um personagem da vida do atacante.
Por fim, o diretor do Gremetal, Elton Luiz, entregou para a reportagem várias mensagens de apoio para Neymar Jr, escritas pelas crianças que jogam no local. Mais uma demonstração de admiração daqueles que gostam do atacante brasileiro. Outro personagem importante do lugar é Seo Pedro, um funcionário há mais de 16 anos do clube, que também esteve sempre ao lado de Alcides e acompanhou de perto o caminho de NJr.
O treinador que alimenta o sonho de vários garotos passou boas vibrações e mais uma vez mostrou a alegria que sente em ter feito parte da vida de NJr. “Agradeço por ter trabalhado com o Juninho. Quando chego em casa, ligo a TV e vejo um jogador meu no profissional fico muito feliz. Não tenho nem o que falar sobre o Neymar então. Torço muito por ele, em sua carreira e em sua vida. Desejo toda a sorte para ele na Copa do Mundo, que ele jogue o que sempre jogou, porque é um abençoado”, finalizou Alcides.
Confira algumas das frases feitas pelos jogadores do Gremetal em homenagem ao Neymar Jr:
"Neymar, quero te desejar uma boa Copa do Mundo no Brasil e que você faça muitos gols. Estamos na torcida", Wendson Guilhermy.
"Oi Neymar, te desejo uma boa carreira, com muitos títulos. Boa sorte", Gabriel Henrique.
"Neymar, parabéns pelo seu trabalho. Eu gosto muito do seu futebol. Você é o cara", Renan Santana (9 anos).
...
#partiucopa
Por Fotos: Leonar Franco e Marcel Calixto