Usiminas não paga o que deve à todos os trabalhadores, inventa promoção fajuta e não respeita classificação

27/07/17

As gerências e as supervisões estão passando nas áreas dizendo que haverá uma distribuição de padrões que significará aumento salarial. Mas a verdade é outra.

A direção da usina vem com esse papo e ainda tem a cara de pau de dizer que o trabalhador que receber o tal padrão não poderá falar para seu companheiro de trabalho para não gerar revolta em quem não vai receber, porque “não tem pra todo mundo e é por meritocracia”.

Há muito tempo a Usiminas não respeita as funções dos trabalhadores, são vários operadores fazendo o serviço de três e recebendo o mesmo salário arrochado.

O arrocho salarial atinge a todos que garantem os lucros da Usiminas: os acionistas seguem comemorando seus lucros que aumentam a cada dia, a partir de mais arrocho salarial de todos os trabalhadores que garantem o lucro da empresa.

Esse ano, a Usiminas impôs um reajuste que está longe de pagar as perdas que aumentaram nos últimos dois anos por causa do calote que deu nos salários e segue com o desrespeito ao inventar um padrão que de aumento salarial nada tem.

Classificação só para japonês ver

O desrespeito da direção da Usiminas está por todo lado, outro exemplo disso é a classificação. Há muito tempo tem trabalhador que já está na função de operador 3, mas recebe o salário de operador 2, também tem trabalhador na função de operador 2, recebendo o salário de operador 1, ou seja, a função muda, mas o salário continua o mesmo.

As péssimas condições de trabalho continuam expondo os trabalhadores a mais riscos que podem levar a acidentes graves em vários locais, a Usiminas dá calote no devido pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade.

E ainda tem gerente cara de pau como no LTQ 2 que diz que é melhor receber pouco, do que não ter emprego. Pra ele é fácil falar esse monte de besteira, não perdeu o emprego quando a Usiminas demitiu milhares e recebe um salário muito maior do que os trabalhadores que garantem o lucro da empresa.

Isso só muda com a mobilização dos trabalhadores

Como já dissemos, a Campanha Salarial é um período da mobilização, pois a nossa luta é diária contra os ataques dos patrões que lucram cada vez mais, aumentando a exploração contra os trabalhadores.

Para avançar em nossa luta é preciso a participação de todos os trabalhadores, pois só juntos e em movimento que garantimos as nossas reivindicações.

BOMBA

Contrariando tudo e a todos, a Usiminas ataca mais uma vez os trabalhadores aplicando um reajuste de 16,5% no plano de saúde (Usisaúde), ou seja, ela mais que triplicou o índice do aumento salarial (4,5%).

E mais: a Agência Nacional de Saúde (ANS), determinou recentemente reajuste de 13,55% (outro absurdo) e nem isso a empresa seguiu.

Está aí mais um motivo grave para os trabalhadores se mobilizarem e lutarem contra esse absurdo.

Chega de ataques!


E para isso é preciso participar das atividades chamadas do Sindicato. Fique atento porque se organizar, além de ser um direito seu, é a forma de avançar na luta por nenhum direito à menos e para avançar em novas conquistas.

+ notícias