Usiminas mostra a cada dia que seu projeto de Gestão de Consequência tem como objetivo a segurança de seus lucros e não a vida dos trabalhadores

11/10/17

Usiminas mostra a cada dia que seu projeto de Gestão de Consequência tem como objetivo a segurança de seus lucros e não a vida dos trabalhadores

As condições de trabalho continuam péssimas, o risco à saúde e a vida dos trabalhadores também e a pressão por produção só aumenta. Isso é o programa de Gestão de Consequência da direção da usina a todo vapor:

A tal da segurança está só no papel, pois na prática a ordem é passar por cima

Exemplo disso, é o que acontece na área do Recozimento 5. Nas regras criadas pela própria direção da usina, está a proibição de empilhar rolo de bobina, pois o piso não foi projetado para suportar esse peso.

Após a denúncia feita pelo Sindicato de que haviam mais de 65 rolos empilhados que estavam lá por ordem da chefia, as pilhas foram desfeitas. Mas já voltaram.

Agora a ordem da chefia é liberar dois rolos por vez, mas não houve nenhuma alteração no piso. E qual a consequência disso? Mais risco de acontecer um grave acidente na área.

No LTQ nem água pra beber

Os trabalhadores que fazem a manutenção preventiva na área do LTQ 2 ficaram novamente sem água refrigerada para beber. A situação só foi resolvida depois da denúncia do Sindicato. É mole, nem água pra beber? Isso é a consequência do sucateamento provocado pela própria direção da usina.

E mais pressão das chefias que estão a serviço da Usiminas para sugar mais produção de cada trabalhador

É o que acontece na área do Forno de encruamento. Tem supervisor que se acha o rei da cocada preta e para puxar o saco da direção da usina, humilha e desrespeita os trabalhadores.

Esse chefete xinga os trabalhadores pressiona por mais produção, ameaçando de demissão.

Esses são alguns dos muitos exemplos de que a cada nova regra ou programa que a Usiminas lança, como o “ Gestão de Consequência’, o seu objetivo não é garantir condições seguras de trabalho, mas de criar mais e novas formas de pressão em cima de cada trabalhador.

Para enfrentar isso, é preciso seguir com as denúncias e participar da mobilização

Além da ação dos diretores do Sindicato nas áreas exigindo segurança e respeito aos trabalhadores e das denúncias que continuamos a fazer, o mais importante é nossa mobilização, pois quando nos colocamos em movimento a chefia corre, a direção da usina recua e aí avançamos em nossas reivindicações.

Para avançar é preciso lutar, por isso participe das reuniões, assembleias e das mobilizações junto com o Sindicato.

+ notícias