A Gestão de Consequência da Usiminas na prática: mais pressão por produção, gambiarras em todas as áreas, ao invés de segurança

19/10/17

A Gestão de Consequência da Usiminas na prática: mais pressão por produção, gambiarras em todas as áreas, ao invés de segurança

A cada semana se comprova na prática o que o Sindicato denunciou: o programa de “Gestão de Consequência” da Usiminas tem o único objetivo de ampliar a pressão das chefias por mais produção e, ao invés de garantir segurança, o que se espalha por todas as áreas são gambiarras que aumentam os riscos de graves acidentes.

Os riscos de acidentes aumentam com as gambiarras que se espalham para garantir mais produção

Vários chefes estão criando normas próprias, fazendo mudança nos layouts dos equipamentos, tudo com o objetivo de mostrar serviço para a direção da usina, aumentando a produção, colocando em risco a saúde dos trabalhadores.

É o que está acontecendo no Pátio de Placas da Aciaria. Retiraram a balança utilizada para pesar a placas com média de 30 toneladas de um local que era minimamente seguro, no leito 3 e tiveram a ideia de colocar a balança ao lado da máquina de escarfagem automática 01. Assim, criaram mais uma situação de grave risco de acidentes. A balança foi instalada sobre um piso que tem em baixo uma galeria sem que houvesse um estudo pra garantir que vai suportar o peso da balança com as placas. Além disso, no local existem tubulações e válvulas de gás, ou seja, mais riscos de um grave acidente caso ocorra alguma falha com a ponte-rolante durante as manobras.

E as chefias responsáveis pela área, vão pra cima dos operadores de ponte-rolante, dizendo que se der algo errado quem vai assumir a responsabilidade são os trabalhadores. Veja o absurdo: as chefias, com a conivência da direção da usina, fazem as gambiarras, pioram as condições de trabalho e querem responsabilizar os trabalhadores.

+ notícias