Isso é a Usiminas: lucros que não param de crescer

02/02/18

Isso é a Usiminas: lucros que não param de crescer

Ações da Usiminas estão entre as que mais subiram na Bolsa de Valores

Os dados estão nos jornais, os levantamentos financeiros mostram que a ações da Usiminas lideraram as valorizações do Ibovespa em 2017, o principal índice acionário do País.

Isso nada mais é do que a expressão do que temos mostrado: a produção aumentou, os investimentos também e as movimentações comandadas pela direção da usina em Cubatão mostram também o que já havíamos dito: eles só suspenderam as atividades primárias para demitir em massa e arrochar ainda mais os salários.

É dessa forma que a cada dia, os acionistas concentram mais lucros: aumentando a pressão contra os trabalhadores por mais produção e atacando os salários e direitos.

O que fez a Usiminas nos últimos três anos foi reorganizar sua produção para ampliar seus lucros. A crise de fato está é no bolso dos trabalhadores que trabalham mais e estão recebendo menos, através das dobras e antecipações que intensificam a jornada, além das condições de trabalho cada vez piores e do arrocho salarial.

Mais do enxergar esses dados, importante é ver que esses lucros são fruto do trabalho do conjunto dos trabalhadores e está mais do que na hora de exigirmos a recuperação das perdas e aumento salarial.

A Campanha Salarial está chegando e só ficar esperando pelas reuniões para discutir a pauta de reivindicações não basta: é preciso participar da mobilização organizada pelo Sindicato.

+ notícias