Péssimas condições de trabalho matam mais um trabalhador: dessa vez na Coppersteel, empresa metalúrgica de Campinas(SP)

08/02/18

O trabalhador Rogério Aparecido Maciel, de 33 anos, morreu na madrugada do dia 28 de janeiro, vítima de um grave acidente provocado pelas péssimas condições de trabalho na Coppersteel, metalúrgica localizada em Campinas(SP).

Rogério, como tantos outros, trabalhava no fim de semana pela imposição da empresa de obrigar os trabalhadores à sucessivas horas extras. O trabalhador operava duas máquinas ao mesmo tempo e não havia nenhuma trava de segurança para acesso em situações de emergência.O resultado dessa conjunção de péssimas condições de trabalho provocou a morte de mais um trabalhador.

Rogério Maciel foi preso por uma bobina de aproximadamente 02 toneladas e o cabo da máquina provocou o esmagamento de várias partes de seu corpo.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas/Intersindical, junto com os trabalhadores, realizou protesto que parou a produção e a denúncia exigindo fiscalização, levou o Centro de Referência em SAaúde do Trabalhador (CEREST), a interditar as máquinas.

Seja na Coppersteel, seja na Usiminas, os mesmos problemas: condições de trabalho impostas pelas empresas que expõem os trabalhadores à graves riscos, pressão por mais produção, dobras e antecipações que estendem ainda mais a jornada. O resultado disso aqui na usina é em pouco mais de 20 anos, mais de 50 mortes.

Não esqueceremos! Não perdoamos!

Seguimos firmes com a luta em defesa da saúde e da vida dos trabalhadores!


Superintendência do LTQ está cada vez pior

Supervisores do LTQ2 seguem à risca a cartilha da superintendência com pressão e o desrespeito contra os trabalhadores. A supervisão ameaça de demissão e a todo tempo tenta desqualificar o trabalho dos metalúrgicos. A supervisão desconhece as operações e os equipamentos e obriga os trabalhadores a se exporem em atividades de risco.

Como exemplo, no turno das 15h tem um desses chefetes, o Biricutico, que tá se achando o tal. É mais um pra lista dos chefes assediadores que daqui a pouco vão ter que responder por isso também judicialmente.

Ideal e Usiminas colocam em risco os operadores de guindastes

O Sindicato constatou isso no local da operação, pois os trabalhadores são obrigados a trabalhar nos guindastes sem ar condicionado, num calor infernal. Se continuar assim, daqui a pouco um grave acidente pode acontecer. 

A Ideal tem guindastes com ar condicionado, mas com a conivência da Usiminas não coloca esses guindastes na usina.

Propaganda enganosa dos ônibus e desrespeito aos trabalhadores

Na mesma semana em que fez sua propaganda sobre a nova frota de ônibus, a Usiminas, colocou o setor de RH e transporte para humilhar os trabalhadores. A ordem da usina é obrigar os motoristas que trabalham na Breda a ficarem presos dentro dos ônibus para que o veículo não desligue. Estão proibindo os motoristas de beber água e até de irem ao banheiro.

Vamos pra cima contra mais essa agressão da Usiminas e suas contratadas.

+ notícias