A Usiminas coloca trabalhadores em risco desde a entrada do turno

27/03/18

A Usiminas coloca trabalhadores em risco desde a entrada do turno

Foi o que aconteceu nos dias 13 e 14 de março. Choveu muito em Cubatão e a portaria da usina ficou inundada e mesmo assim, a ordem da Usiminas foi obrigar os trabalhadores a descer dos ônibus para passar nas catracas. Os trabalhadores tiveram que atravessar a inundação tropeçando em grades e alguns sofreram quedas por causa disso.

O Sindicato já exigiu do RH que os ônibus entrem direto para as baias em dias de chuva e que seja resolvido o problema do piso que foi feito abaixo do nível para contenção de água, mas até agora nada de resolverem.

Quando chove, obriga os trabalhadores a atravessarem a inundação, mas quando tem mobilização na portaria, a direção da empresa faz de tudo para colocar os ônibus pra dentro da usina.

Treinamento depois da jornada de trabalho e de barriga vazia

É isso que está acontecendo com os trabalhadores que estão fazendo treinamento no prédio próximo a antiga Aciaria 1. Além de terem que ficar na usina depois do final da jornada, não há nem café e quem tenta se virar pra fazer um lanchinho é ameaçado pelas chefias. Mas para as chefias o tratamento é outro: não faltam bandejas cheias de bolacha e café feito na hora.


Usiminas não garante EPI’s

É o que acontece na maior parte das áreas. Na manutenção os trabalhadores têm que lavar os EPI’S para ter condições de executar as tarefas. A desculpa esfarrapada da Usiminas é que a empresa responsável por esses EPI’S quebrou o contrato com a usina.

Vazamento de água na cara da chefia e nada de resolver o problema

Na avenida principal em frente e ao prédio da antiga Aciaria existe um vazamento há muito tempo que vem acumulando água e até agora nada de resolverem. E olha que lugar é bem perto do prédio da chefia da Manutenção geral.


E os bebedouros? Cada vez piores

Exemplo disso é no terminal de ônibus onde tem três bebedouros, sendo que só um tem refrigeração. Além disso, não há limpeza dos bebedouros, ou seja, até beber água na usina não é seguro.

E no L.E. além de ter que suportar o calor escaldante dos últimos dias, nem água para beber tinha, pois o bebedouro estava quebrado.


+ notícias