Não pagou o que deve nos salários, tenta mais um calote da PLR, quer meter a mão na Previdência e comemora lucros. Isso é a Usiminas

05/11/18

Logo depois de ter enfiado goela abaixo o reajuste de 1,69% (novamente só as perdas medidas pelo INPC), a direção da Usiminas divulgou seus resultados que mostram que os lucros crescem cada vez mais, arrochando os salários. Veja:


- As vendas de aço subiram 13%, de 977 mil toneladas no 2º trimestre, para mais de 1 milhão no 3º trimestre;


- O EBTIDA (lucro bruto) subiu 35%, de R$ 519 milhões do 2º trimestre para R$703 milhões no 3º trimestre. Esse resultado é um dos maiores desde 2010.


Um pouco antes da divulgação dos resultados, a direção da Usiminas para aumentar ainda mais a pressão por produção, divulgou os dados sobre o programa da PLR, que é completamente controlado e manipulado de acordo com os interesses dos acionistas. No informativo a direção da empresa pressiona por mais produção ameaçando não pagar a PLR.


Ou seja, a Usiminas aprofundou nossas perdas salariais, já prepara um novo calote na PLR, pressiona em todas as áreas por mais produção, exigindo que um trabalhador faça a função de três, é tudo isso que produz os dados que você viu acima. O aumento dos lucros não veio do nada, vieram do trabalho de cada trabalhador, que quanto mais trabalha e adoece, menos recebe de salário e mais lucro produz.


Só lamentar não adianta, é preciso lutar


O arrocho salarial e os ataques aos nossos direitos só vão aumentar se não tiver luta, pois abaixar a cabeça é tudo que a Usiminas quer para poder arrancar ainda mais de cada um.


Por isso está mais do que na hora de colocar a revolta em movimento e fortalecer a nossa mobilização.

+ notícias