Bolsonaro ameaça acabar com 90% das Normas Regulamentadoras, a NR’s

16/05/19

As NR’s regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e saúde do trabalhador


O presidente Bolsonaro anunciou que reduzirá 90% das Normas Regulamentadoras, as NR’s que garantem trabalho seguro e sadio, prevenindo doenças e acidentes.


Mais uma vez Bolsonaro mostra o compromisso com o empresariado argumentando que os custos são absurdos para as empresas em função das normas.


A NR 12 que trata da manutenção de máquinas e equipamentos, será a primeira a ser revista. Ela abrange desde o maquinário mais simples de uma padaria até equipamentos pesados de uma siderúrgica. Essas mudanças liberam os patrões de várias exigências de proteção à saúde e segurança dos trabalhadores.


O Brasil ocupa o 4º lugar em acidentes do trabalho, com uma média de 700 mil registros por ano e, depois do anúncio do presidente, segue para ser campeão mundial de acidentes no ambiente de trabalho.


Os acidentes com máquinas continuam amputando mãos, dedos, ceifando vidas. Se diminuir ainda mais a abrangência e exigência vai ser caos, um crime, em troca de garantir mais produtividade, mais lucro a custa, literalmente, do sangue dos trabalhadores.


Por isso, é necessária a participação de todos os trabalhadores organizados na luta e juntos com o sindicato, para dar um basta aos ataques do capital contra a classe trabalhadora.

+ notícias