Campanha Salarial 2019: Usiminas segue tentando arrancar direitos do Acordo Coletivo de Trabalho. Sindicato já disse não pra a redução de direitos

28/06/19

Vamos ampliar a mobilização em defesa dos direitos e por aumento salarial


No dia 26, aconteceu mais uma reunião para discutir nossas reivindicações da Campanha Salarial e novamente a direção da empresa desrespeita os trabalhadores.


Os representantes da empresa apresentaram como proposta, mais um desrespeito contra os trabalhadores, pois seguem querendo arrancar direitos, veja:


- Querem ampliar o banco de horas de 4 para 10 meses, onde o todas as horas extras vão para o banco e a compensação é de 1h compensada por 1h trabalhada, ou seja, acaba com o pagamento do adicional de 50% na hora extra.


- Querem acabar com a estabilidade pré-aposentadoria.


- Querem acabar com as homologações no Sindicato.


- Querem reduzir o adicional noturno de 50% para 20%


- Querem acabar com a tolerância de atrasos de 1h por mês


- Querem a quitação anual, o que significa tentar impedir que os trabalhadores entrem com processo judicial exigindo direitos que foram desrespeitados, como por exemplo, falta de pagamento de hora extra, não pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade, irregularidades nos pagamentos de salários entre outros.


A proposta de índice que a Usiminas fez foi de 4% de reajuste, ou seja, abaixo do INPC e, junto com isso, quer impor a retirada de direitos.


O Sindicato já disse NÃO para todas essas propostas que reduzem direitos. O Acordo Coletivo vigente foi prorrogado para até 31 de julho. Mas só isso não basta, é preciso agora ampliarmos a mobilização para garantir os direitos e o devido aumento salarial.

+ notícias