Brasil em chamas: além de queimar a Amazônia, queimam vidas, empregos e direitos

30/08/19

Em janeiro, mais de 200 pessoas morreram em Brumadinho(MG), vítimas das condições de trabalho impostas pela mineradora Vale que ataca a vida dos trabalhadores, da população e violenta o meio-ambiente.


Para os trabalhadores mais violência, mais desemprego, menos direitos


O governo está acabando com as Normas Regulamentadoras (NR’s), que tratam sobre saúde e segurança no trabalho. Através de Medidas Provisórias (MP), tenta aprofundar a Reforma Trabalhista para arrochar ainda mais os salários, eliminar direitos e aumentar o desemprego.


Para os patrões, tudo


Enquanto segue em sua cruzada contra os trabalhadores, o governo faz de tudo para agradar os patrões. Medidas Provisórias que liberam os patrões para seus negócios sem as devidas regras e fiscalizações, perdão das dívidas do agronegócio, abertura de privatizações de todas as estatais que podem se tornar fonte de lucro para empresas privadas. Bolsonaro estimula também a violência contra os povos indígenas e, para agradar mineradoras e o agronegócio, quer fazer uma devassa nas reservas indígenas e transformar o que resta da Amazônia numa reserva de matérias-primas para o Capital.


As chamas na Amazônia mostrou o Brasil que está sob esse governo para o mundo


Os incêndios provocados pelo desmatamento, pela ampliação da grilagem e da exploração das madeireiras causou a indignação internacional e os protestos têm se ampliado em várias cidades do Brasil e do mundo.


É preciso se colocar em movimento em defesa da vida


A vida está em risco para além das chamas que consomem o principal bioma do planeta que é a Amazônia. No Brasil são mais de 30 milhões de desempregados, a miséria aumenta e são milhares que não têm o que comer e onde morar, Bolsonaro quando afirmou que ninguém passa fome no Brasil, certamente falava de sua família, de seu governo, dos parasitas que estão no Congresso Nacional e da pequena parte da população, os capitalistas que se enriquecem na exata medida em que trabalhadores sofrem com o arrocho salarial, com o ataque aos direitos e tem suas vidas colocadas em risco diariamente.


As chamas provocadas pela ação do Capital e pela negligência do governo consomem a Amazônia só serão apagadas pela chama de luta de todos que estão sob ameaça desse projeto, é na luta dos indígenas, da população das periferias, dos que estão tendo seus direitos e empregos eliminados, ou seja, é na luta de nossa classe, a classe trabalhadora.

+ notícias