Tragédia: há 56 anos acontecia o Massacre de Ipatinga (MG)

10/10/19

Na manhã do dia 7 de outubro de 1963, cerca de seis mil trabalhadores em greve em frente à portaria da Usiminas, em Ipatinga (MG), aguardavam o término da reunião entre a diretoria da Usiminas, representantes da polícia, do sindicato sobre o ocorrido no dia anterior quando houve confronto entre os trabalhadores que protestavam contra as más condições de trabalho e a cavalaria da Polícia. Depois da reunião, ficou decidido que a Cavalaria da Polícia seria suspensa durante as investigações das agressões do dia anterior. Ao mesmo tempo, soldados armados insistiam em permanecer no local e intimidavam os revoltosos, que passaram a repreendê-los com pedras e xingamentos.


No momento em que um padre que intermediou as discussões e o presidente do sindicato, entravam em um carro para se encaminharem à multidão, 19 policiais no alto de um caminhão puseram-se a disparar contra os operários, resultando oficialmente em oito mortos (inclusive uma criança no colo de sua mãe) e 79 feridos.


Nos meses seguintes, os trabalhadores tiveram aumentos salariais, a substituição do quadro de vigilantes e a condenação dos soldados envolvidos em agressões e no massacre.


O Golpe de Estado no Brasil em 1964, no entanto, deu início a ditadura militar. Isso culminou na prisão de sindicalistas e líderes de movimentos trabalhistas locais e na absolvição dos policiais envolvidos.

+ notícias