Reforma Sindical: Bolsonaro ataca sindicatos de luta para continuar retirando direitos dos trabalhadores

18/10/19

Reforma Sindical: Bolsonaro ataca sindicatos de luta para continuar retirando direitos dos trabalhadores

Para defender a livre organização dos trabalhadores e de seus direitos é preciso lutar


Em agosto passado, o presidente Bolsonaro reuniu um grupo de trabalho, com ministros e juízes, com o objetivo de debater o fim da unicidade sindical, ou seja, o fim da obrigatoriedade de existir apenas um sindicato por categoria profissional em uma mesma base territorial. Seu objetivo é avançar ainda mais contra direitos dos trabalhadores e atacar os sindicatos que lutam em defesa da classe trabalhadora piorando as jornadas de trabalho, exterminando direitos e arrochando mais ainda os salários.


A proposta do governo é criar sindicatos por empresa de acordo com os interesses patronais e impedir que os trabalhadores se organizem para lutar em defesa de seus direitos


A proposta que está sendo gestada pelo governo Bolsonaro vai na contramão da liberdade sindical. O que o governo quer com o fim da unicidade sindical é criar sindicatos por empresas para que sejam controlados pelos patrões e, junto a isso, quer ressuscitar sua Medida Provisória em que tentava passar por cima de um direito de organização básico dos trabalhadores, que é o de contribuir livremente através de suas mensalidades sindicais descontadas em folha de pagamento para o Sindicato que são filiados.


O governo, ao defender sindicatos por empresas, além de aumentar a fragmentação da representação sindical, quer é aumentar a repressão patronal para avançar no ataque aos direitos.


O que o governo quer é atacar os Sindicatos que estão em luta contra seu objetivo de exterminar direitos que vão piorar a condições de vida e trabalho do conjunto da classe trabalhadora, seja no aprofundamento da reforma trabalhista, seja com sua desumana reforma da previdência, com sua política de cortes na educação, saúde, assistência social, seja com seu programa de privatizações.


Só a união das categorias é que irá garantir a força necessária no combate aos ataques do governo Bolsonaro, sua corja no Congresso Nacional e dos patrões


Nós acreditamos e sempre defenderemos a organização dos trabalhadores nos sindicatos por ramo de atividade, seja na cidade, região ou estado, porque acreditamos que a união da categoria, seja qual for, é que irá determinar sua força nas lutas atuais e nas que estão por vir.


Por isso, é extremamente necessário, principalmente neste momento, lutar para manter essa nossa trincheira de luta e organização que é o Sindicato, que está na defesa dos direitos que estão sendo continuamente atacados por esse governo e seu grupo de apoio no Congresso Nacional e que já deixaram claro o seu objetivo: garantir mais lucros para os patrões às custas dos direitos, salários, empregos e da exploração de vidas da classe trabalhadora.


Participe do seu Sindicato, é um direito seu.


Defender os instrumentos de luta e organização, como os Sindicatos comprometidos na luta em defesa dos trabalhadores, é defender os direitos que estão sendo duramente atacados por esse governo que já mostrou que quer garantir mais lucros para os capitalistas às custas dos direitos, salários, empregos e vidas da classe trabalhadora.

+ notícias