Na Usiminas, depois do chororô da campanha salarial, agora vem o da PLR

01/11/19

Na Usiminas, depois do chororô da campanha salarial, agora vem o da PLR

A Usiminas divulgou no dia 25/10, os lucros do 3º semestre. As vendas na siderurgia ficaram no mesmo nível de 1 milhão de toneladas de aço. Na mineração, as vendas aumentaram quase 40%, chegando a 2,5 milhões de toneladas de minério. O Ebitda que é o lucro antes de juros, impostos e amortizações, foi de 441 milhões. O lucro líquido não foi como os acionistas queriam por causa de uma “variação cambial negativa”, ou seja, mudanças que tiveram no dólar, e os investimento feitos no período foi de R$ 140 milhões.


No dia da divulgação, o presidente da empresa fez uma videoconferência e um dos primeiros participantes a dar os parabéns pra Usiminas foi o diretor financeiro da Fundação São Francisco Xavier, isso só mostra o que o Sindicato já vem falando, que a Fundação é um braço da Usiminas na área da saúde para conseguir aumentar ainda mais seus lucros.


Apesar do lucro bruto estar dentro dos níveis que os acionistas querem de cerca de 500 milhões (e eles querem sempre sugar mais dos trabalhadores), a choradeira da crise que nunca passa começa de novo. Mais vez, quando se aproxima de momentos importantes para os trabalhadores como o pagamento da PLR, a Usiminas vem com seus números para tentar dar calote e pagar o menos possível.


Não tem fórmula mágica: pra manter os direitos e exigir o pagamento de uma PLR digna, o único caminho é a nossa mobilização. Acompanhe os informativos e participe das ações chamadas pelo sindicato.

+ notícias