Na Usiminas prevalece o desrespeito à saúde e à segurança dos trabalhadores

22/11/19

Várias pontes-rolantes na usina estão sem a manutenção necessária como, por exemplo, a troca de vidros e com isso tornaram-se verdadeiras “máquinas mortíferas”. A Usiminas não está nem aí para a manutenção dos equipamentos já que a prioridade número um para a direção da empresa é a redução de custos. Resumindo: a prioridade não é a segurança dos trabalhadores ou melhora das condições dos equipamentos, o principal é o lucro.


No transporte ferroviário é só pressão


As péssimas condições e falta de manutenção dos dormentes e dos trilhos na usina estão provocando o descarrilhamento de locomotivas e vagões e o risco de acidente grave é cada vez maior.


Além disso, a pressão sobre os trabalhadores é cada vez maior com constantes ameaças de demissão em caso de reclamação.


No porto também é só pressão


Trabalhadores da Ormec e Vix estão sendo pressionados para atingirem metas e, caso não cumpram a ordem, são ameaçados de demissão.


Transporte interno está o caos


Enquanto o número de trabalhadores nas contratadas aumentou devido a reforma na área do pátio de placas, a Usiminas reduziu o número de viagens dos ônibus internos. Com isso, o período das refeições se tornaram críticos com ônibus super lotados e, consequentemente, mais um risco de acidente.


Vá à luta para garantir direitos, participe das chamadas do Sindicato

+ notícias