Trump ameaça com taxação do aço se Bolsonaro não atender seu pedido

06/12/19

Trump ameaça com taxação do aço se Bolsonaro não atender seu pedido

Submissão do governo brasileiro aos EUA prejudica todo país


O presidente dos EUA, Donald Trump, disse por meio de uma rede social na última segunda-feira, dia 02, que iria restaurar a taxação de importação do aço e do alumínio do Brasil e da Argentina. O motivo alegado é a desvalorização do real e do peso argentino diante do dólar e a reclamação dos agricultores norte-americanos.


Consequências atingem trabalhadores


Essa ação inconsequente de Trump atinge a economia brasileira já que a tarifa é repassada para o comprador, fazendo com que o produtor brasileiro perca a competitividade e, consequentemente, os EUA correrão atrás de fornecedores mais baratos e uma eventual queda das exportações brasileiras implicam na redução do perseguido crescimento econômico e também na geração de empregos.


Presidente da Usiminas ficou “perplexo”


O Instituto Aço Brasil presidido por Sergio Leite de Andrade, também presidente da Usiminas e que compõe o grupo de apoio à eleição de Bolsonaro, disse que a decisão de taxar o aço brasileiro como forma de compensar o agricultor americano é uma retaliação ao Brasil que não condiz com as relações de parceria desenvolvidas pelo governo brasileiro com o americano. Ele minimizou a medida do governo Trump, destacando que tal decisão prejudica a própria indústria norte-americana.


Trump não está nem aí para Bolsonaro


Em setembro, o governo sabujo de Bolsonaro elevou a cota de importação do etanol isenta da tarifa de 20% de 600 milhões de litros para 750 milhões de litros por um ano. A medida tinha como objetivo abrir mercado estadunidense ao açúcar brasileiro, porém não houve nenhuma movimentação ou interesse do governo norte-americano sobre o assunto.


Governo só coleciona frustrações


Os EUA sempre faz o que é mais interessante pra ele. E essa é uma resposta à mais uma das trapalhadas do governo subserviente de Bolsonaro que bate continência pra bandeira americana, libera o uso da base de Alcântara, no Maranhão para os norte-americanos, libera vistos para turistas dos EUA no Brasil, teve retirado em agosto o apoio de Trump para a entrada na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, (OCDE), entre outros atos humilhantes.


Antes de ser “mui amigo” de Bolsonaro, Trump olha apenas para seu umbigo, comportamento contrário do governo neoliberal brasileiro que se tornou um verdadeiro vira-latas dos EUA.

+ notícias