Destruição da Previdência e regalias para os militares: essa é a resposta do governo Bolsonaro para o sofrimento de milhões que estão na fila do INSS

30/01/20

Destruição da Previdência e regalias para os militares: essa é a resposta do governo Bolsonaro para o sofrimento de milhões que estão na fila do INSS

O ano de 2020 começou com milhares de trabalhadores e idosos formando filas no INSS porque até agora não conseguiram receber seus devidos direitos previdenciários.


Começou com o governo Temer e se aprofundou com o governo Bolsonaro os ataques a Previdência, que provocou a cassação de milhares de aposentadorias por invalidez colocando na rua da amargura trabalhadores que não têm as mínimas condições de retorno ao trabalho e agora não têm o mínimo para viver com dignidade.


Além de sua desumana reforma da Previdência, Bolsonaro junto com seu ministro dos patrões, Paulo Guedes quer acabar de vez com o que ainda resta dos serviços públicos, o ministro da economia, já afirmou que junto à aposentadoria de muitos servidores que se aproxima, seu objetivo é acabar com os concursos públicos e junto a isso está fechando várias agências do INSS.


Hoje quando um trabalhador procura o INSS para requerer seja sua aposentadoria, auxilio natalidade, BPC, auxilio doença comum, auxílio-acidente etc, a orientação do governo é que o trabalhador não seja atendido na agencia, para solicitar seu benefício ou ele tem que ter acesso a internet ou então aguardar por semanas até ser chamado pelo agendamento do telefone 135. 


A medida do governo para dizer que vai resolver o problema dos processos acumulados no INSS, foi a convocação de militares da reserva para fazer atendimento: enquanto idosos madrugam nas filas para fazerem prova de vida, enquanto trabalhadores têm direitos cassados com altas programadas e perda de aposentadorias, os militares que foram protegidos na reforma da Previdência, foram novamente privilegiados por esse governo saudoso da ditadura militar e inimigo dos trabalhadores.


Os militares não têm nenhuma capacidade técnica para analisar processos, não entendem da legislação previdenciária, mas receberão um agrado em forma de adicional de 30% do governo para fazer a falsa propaganda que o problema dos quase 2 milhões de processos acumulados no INSS está sendo resolvido.


Faltam no mínimo 20 mil trabalhadores na Previdência, enquanto o governo finge que vai treinar os militares, treinamento que vai custar quase R$ 15 milhões, a fila da INSS vai só aumentando, como aumenta o sofrimento dos trabalhadores.


É preciso fortalecer a luta por concurso público já e melhores condições de trabalho e atendimento, e isso não pode ser uma luta só dos trabalhadores do Estado, mas sim uma luta do conjunto da classe trabalhadora. 

+ notícias