Violação de direitos: Usiminas quer controlar a vida dos trabalhadores

30/01/20

No dia 18 de janeiro, na área do recozimento 2, as chefias a mando da direção da Usiminas entregaram chips de monitoramento para seis trabalhadores, dois por cada turno, a ordem para os trabalhadores é a de que os chips devem ficar no crachá durante toda a jornada de trabalho e fora dela também. Quando entregaram os chips, ainda fizeram os trabalhadores assinarem um termo de responsabilidade, ou seja, além de violarem a privacidade das pessoas, ainda querem jogar nas costas do trabalhador, o cuidado e guarda desses objetos.


Vejam o absurdo: a Usiminas quer controlar todos os passos do trabalhador dentro e fora da usina, isso é invasão, violação de direitos, crime.


A intenção da Usiminas, é constranger e controlar cada passo do trabalhador dentro da área, (até sua ida ao banheiro vai ser monitorada) e fora da usina também, isso vai além do assédio moral que também é crime.


Assim que o Sindicato soube de mais essa violência da direção da Usiminas contra os trabalhadores, entramos em contato com os representantes da usina exigindo uma reunião e a retirada desses chips dos crachás.


Até agora a direção da usina não marcou reunião, e veio com a desculpa esfarrapada de que os chips seriam usados para verificar o trajeto dos ônibus. É mole? É muito desrespeito à inteligência dos trabalhadores.


Se a direção da usina, manter esse absurdo de rastrear a vida dos trabalhadores, o Sindicato vai entrar com as devidas ações judiciais e também denunciar mais essa prática criminosa da Usiminas ao Ministério Público do Trabalho. Além disso, e mais importante, é em cada área, juntos fortalecermos nossa mobilização em defesa dos direitos.

+ notícias