Mais descaso com a saúde dos trabalhadores

07/02/20

Um navio vindo da China atracou no porto da usina e as chefias orientaram os trabalhadores a simplesmente usarem máscaras para se proteger da possibilidade de contágio pelo coronavírus e não falarem pra ninguém sobre a chegada do navio


Na segunda-feira, dia 03, um navio vindo da China, atracou no porto da usina para ser carregado de bobinas. As chefias colocaram um impresso nos armários dizendo que os trabalhadores deveriam usar máscaras e mais: a ordem era para que os trabalhadores não falassem pra ninguém sobre a chegada desse navio.


Assim que o Sindicato recebeu a denúncia, entramos em contato com a direção da usina para, mais do que exigir informações, requisitar a proteção do conjunto dos trabalhadores na usina e também da tripulação. A direção da usina primeiro negou que o navio tinha atracado no porto e depois para a imprensa, disse que o navio tinha saído da China no mês de novembro, antes do coronavírus se alastrar.


O mínimo que a direção da usina deveria fazer era comunicar a chegada do navio para os órgãos de fiscalização como a ANVISA e respeitar os protocolos de proteção à saúde de todos os trabalhadores.


O que fez a Usiminas é mais um exemplo de seu desrespeito com os trabalhadores. E para enfrentar isso, é preciso continuar denunciando e lutar em defesa da saúde e da vida.

+ notícias