Violação de direitos: mais desrespeito aos trabalhadores nas empresas terceirizadas

14/02/20

Violação de direitos: mais desrespeito aos trabalhadores nas empresas terceirizadas

Nas contratadas Amoi e Enesa, a maioria dos trabalhadores está sendo obrigada a utilizar um dispositivo junto ao crachá, eles receberam e foram obrigados a assinar um termo de responsabilidade, mas na verdade, não se sabe o que é esse dispositivo.


Isso está muito parecido com o que a Usiminas fez no mês passado, quando a mando da direção da usina, as chefias entregaram chips de monitoramento para seis trabalhadores, dois por cada turno. A ordem para os trabalhadores era de que os chips ficassem no crachá durante toda a jornada de trabalho e fora dela também. Quando entregaram os chips, ainda fizeram os trabalhadores assinarem um termo de responsabilidade, ou seja, além de violarem a privacidade das pessoas, ainda querem jogar nas costas do trabalhador, o cuidado e guarda desses objetos.


Assim que o Sindicato soube de mais essa violência da direção da Usiminas contra os trabalhadores, entramos em contato com os representantes da usina exigindo uma reunião e a retirada desses chips dos crachás.


Se a direção da usina e suas contratadas, continuarem com esse absurdo, o Sindicato vai entrar com as devidas ações judiciais e também denunciar mais essa prática criminosa ao Ministério Público do Trabalho. Além disso, e mais importante, é em cada área, juntos fortalecermos nossa mobilização em defesa dos direitos.

+ notícias