Juntos na luta dos petroleiros

21/02/20

Juntos na luta dos petroleiros

A greve dos petroleiros segue firme, enfrentando o ataque do governo e também do Judiciário. Para tentar acabar com a greve, o governo entrou com ação no Judiciário que, além de querer impor altíssimas multas aos Sindicatos e bloqueio das contas, determinava que 90% do efetivo na Petrobrás operasse, ou seja, querem o fim da greve a qualquer custo.


Em Cubatão, a direção da empresa manteve em cárcere privado, petroleiros que estavam trabalhando no turno em que teve início a greve no dia 06 de fevereiro. O Sindicato dos Petroleiros, conseguiu ação judicial para liberar os trabalhadores de dentro da refinaria, mas a direção da empresa passou por cima e manteve os petroleiros presos nos turnos.


Após a denúncia do Sindicato, o Ministério Público do Trabalho, entrou com ação judicial, denunciando a direção da Petrobrás e pedindo a prisão do diretor-geral da refinaria em Cubatão por ter colocado em risco a saúde e a vida dos trabalhadores. No dia 18/02, a direção da empresa recuou e trabalhadores que ainda estavam confinados dentro da refinaria foram liberados.


A greve dos petroleiros faz parte da luta contra os ataques do governo Bolsonaro que tenta entregar tudo que é público para as empresas privadas, atacando direitos básicos dos trabalhadores.


Por isso, mais do que solidariedade, estamos juntos na luta com os petroleiros.

+ notícias