USIMINAS QUER DEMITIR EM MASSA E REDUZIR SALÁRIOS

13/05/20

VAMOS JUNTOS LUTAR CONTRA MAIS ESSE ATAQUE


Companheiros/as

O Sindicato tem pressionado a Usiminas para garantir estabilidade no emprego, salários e a devida proteção a saúde e a vida dos trabalhadores.


Dissemos não para a proposta da empresa que queria impor o lay-off que é a suspensão dos contratos de trabalho por até 5 meses, período em que o trabalhador não recebe salário apenas o seguro-desemprego.


Dissemos não para a proposta da empresa de reduzir os salários em 20%, pois com essa redução os trabalhadores não conseguiriam nem receber a tal ajuda emergencial que está na Medida Provisória 936, essa medida que além de reduzir salários permite que os patrões demitam os trabalhadores que não estiverem com jornada reduzida e contratos suspensos pela MP.


Não aceitamos nenhuma proposta que colocasse num Acordo Coletivo a concordância com demissões em massa.


O Sindicato no inicio dessa semana começou a organizar a votação da nova proposta que só seria levada para avaliação dos trabalhadores porque além de garantir valores acima do que está na Medida Provisória do governo, também retirava outros ataques da Usiminas.


Mas, a Usiminas antes mesmo da decisão dos trabalhadores sobre a proposta que seria apresentada, prepara demissões em massa, o que significa que sua intenção é demitir, reduzir salários e continuar a demitir.


A Usiminas, como as outras empresas só está preocupada com seus lucros atacando os empregos, salários e direitos dos trabalhadores.


Não haverá nenhuma votação para decisão sobre um Acordo Coletivo emergencial se a Usiminas fizer demissões em massa.


Já denunciamos ao Ministério Público do Trabalho mais esse ataque brutal da direção da usina contra os trabalhadores e o mais importante vamos fortalecer a nossa luta em defesa da vida, do emprego e dos salários.


Se você for chamando pela chefia, supervisão ou no ambulatório médico, ligue imediatamente para o Sindicato. 



+ notícias