Bolsonaro passa por cima da dor de milhões de trabalhadores e, para atender os interesses dos patrões, lança pacote que ataca direitos

27/07/20

- MP 936: reduz salários de 25 a 70%, suspende os contratos de trabalho com redução salarial de 70% e não garante estabilidade no emprego.


- MP927: a medida liberou o bando de horas, a suspensão do depósito do FGTS por 90 dias entre outros ataques. A medida caducou no dia 19 de julho, mas antes disso várias empresas se utilizaram dela pra atacar direitos.


- MP 944: libera mais crédito para as empresas pagarem a folha de pagamento e também rescisões trabalhistas, ou seja, é dinheiro público ajudando patrão a demitir trabalhador.


- Na semana passada lançou mais bomba contra os trabalhadores: uma portaria que suspende o prazo mínimo de 90 dias para recontratação de quem for demitido e abre brecha para contratar por salários ainda menores enquanto durar a pandemia. O resultado disso vai ser o aumento das demissões e os patrões tentando acordos em que os salários serão reduzidos beirando o salário mínimo.


- Para os patrões, dinheiro público: logo no início da pandemia o governo liberou mais de R$ 1 trilhão para os banqueiros e segue liberando mais crédito para as indústrias e outras empresas.


- Para o trabalhador, fome: trilhões para os ricos e para os trabalhadores que estão desempregados e na informalidade, o governo liberou a merreca de R$ 600,00 de auxílio emergencial, por muita pressão feita pelos sindicatos e movimentos sociais.

+ notícias