Usiminas não quer pagar o que deve

03/09/20

É SÓ NA LUTA QUE VAMOS GARANTIR O DEVIDO AUMENTO SALARIAL E NA REINTEGRAÇÃO DOS TRABALHADORES DEMITIDOS


Na semana passada aconteceu mais uma reunião para discutir a nossa pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2020. Novamente os representantes da Usiminas se recusam a responder sobre a reivindicação do aumento salarial e fogem da discussão sobre a reintegração dos mais de 300 trabalhadores demitidos em julho desse ano.


O Sindicato novamente exigiu a reintegração dos trabalhadores e a resposta da direção da usina foi a de que o processo judicial continua e só falará sobre isso nas ações judiciais, ou seja, a Usiminas vai tentar fazer de tudo para manter e continuar com as demissões.


Esse é mais um exemplo de que só esperar pelo julgamento do processo não adianta. É preciso fortalecer nossa luta pelo retorno de quem foi demitido e impedir que mais demissões aconteçam.


Sobre o reajuste salarial, o Sindicato reafirmou que, além da reposição das perdas, é preciso pagar o devido aumento salarial.


Veja abaixo as reivindicações apresentadas:

- 5,5% de reajuste salarial referente a reposição do INPC (que foi de 2,46%), mais perda do poder de compra do trabalhador;

- Vale Alimentação de R$ 400,00;

- Congelamento do desconto de Transporte e Alimentação;

- Plano de Saúde: limitar e não acumular o descontos em folha de pagamento;

- Piso Salarial: reajuste maior que 5,5%;

- Manutenção da data-base em 1º de maio.


Os representantes da empresa de novo fugiram da discussão e ficaram de dar um retorno sobre a nossa proposta, ou seja, é só a mobilização que vai acabar com a enrolação da Usiminas.


Enquanto os trabalhadores sofrem com o arrocho salarial, o acúmulo de funções e com as demissões, os acionistas e a direção da empresa fazem a festa com o aumento dos investimentos, da lista de clientes, do preço do aço.


Os lucros que enchem as mesas dos acionistas vêm às custas do trabalho dos metalúrgicos e trabalhadores nas empresas terceirizadas, está mais do que na hora de novamente mostrar a nossa força, por isso fique atento e participe da mobilização organizada pelo Sindicato.


É só na luta que se garante emprego, salário e direitos!

+ notícias