Mais lucros, mais descaso com a saúde e a vida dos trabalhadores

17/12/20

A direção da Usiminas novamente está comemorando seus resultados garantindo às custas de mais arrocho salarial e demissões contra os trabalhadores.


Em informativo da própria Usiminas a direção da usina afirma que encerrou o terceiro trimestre com resultados positivos, com lucro bruto de R$ 892 milhões e o caixa teve um aumento de 49% ficando com R$ 3,7 bilhões, maior valor dos últimos 7 anos.


O volume de venda do aço foi de 934 mil toneladas, aumento de 54% comparado ao trimestre anterior. Ou seja, dia após dia a Usiminas escancara que se aproveitou da pandemia para reorganizar seus negócios às custas dos empregos e dos salários dos trabalhadores.


Descaso com a vida: a produção está a todo vapor e não há nenhuma medida para evitar o aumento da contaminação pelo novo coronavírus e assim os casos de COVID 19 estão se espalhando pela área.


Enquanto a direção da Usiminas segue com a hipocrisia de fingir estar preocupada com a pandemia fazendo “lives”, a contaminação nas áreas só aumenta por responsabilidade da empresa. Os testes para COVID 19 estão sendo feitos no ambulatório da usina, o resultado demora e mesmo com sintomas da doença os trabalhadores são obrigados a continuar trabalhando.


O Sindicato já enviou documento para direção da usina exigindo a realização dos testes de forma mais rápida e a garantia de afastamento para quem apresenta os sintomas da COVID 19 mas não vamos ficar esperando. Se a coisa não for resolvida além das denúncias na Vigilância Sanitária, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e Ministério Público do Trabalho é preciso ampliar a mobilização. Abaixar a cabeça e continuar trabalhando correndo risco de adoecer não vai garantir seu emprego e sua saúde.


Lutar pelo devido afastamento, pela realização dos testes em todos os trabalhadores que tiveram contato com quem estava contaminado é o básico para proteger a saúde e a vida dos trabalhadores.

+ notícias