Usiminas segue aumentando seus lucros durante a pandemia e fugindo de reintegrar os mais de 300 trabalhadores que demitiu

15/01/21

Os dados foram divulgados pela própria direção da Usiminas: as ações na Bolsa de Valores não param de crescer e isso em meio a pandemia, ou seja, a direção da empresa se aproveitou também da tragédia para aumentar seus lucros demitindo e aumentando ainda mais a exploração contra os trabalhadores que têm que trabalhar por mais de 4 para dar conta da produção.


Em 2020 as ações preferenciais da Usiminas tiveram aumento de mais de 50% e as ações ordinárias aumento de mais de 60%.


Quem está na área sente na pele o aumento da pressão por mais produção e as péssimas condições de trabalho só pioram. Enquanto os acionistas seguem comemorando os lucros, os trabalhadores amargam o arrocho no salário e o ritmo intenso da produção.


Em entrevista recente ao Jornal Tribuna de Santos, o presidente da Usiminas disse que a direção da empresa está empenhada em criar “um ambiente feliz” dentro da usina.


Que ambiente feliz é esse em que demitiu mais de 300 trabalhadores e seguem fugindo de reintegrar os demitidos?


Que ambiente feliz é esse em que mais de 50 trabalhadores foram mortos na planta da usina em Cubatão nas últimas décadas por conta das péssimas condições de trabalho?


Que ambiente feliz é esse em que os trabalhadores são obrigados a continuar trabalhando aglomerados em plena pandemia e que os casos de contaminação pelo novo coronavírus não param de crescer?


A Usiminas, além de tentar vários recursos judiciais para fugir de reintegrar os trabalhadores demitidos durante a pandemia, tem feito contratações irregulares o que já foi denunciado pelo Sindicato e medidas judiciais estão sendo tomadas. Mas só isso não basta, é preciso lutar, só assim vamos garantir a reintegração de quem foi demitido, os empregos e os direitos de todos.

+ notícias